Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 22 de dezembro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Obras comprovam modernidade da engenharia brasileira

A engenharia brasileira dispõe de competência e de plena capacidade para se equiparar a todas as práticas utilizadas nos países desenvolvidos. No caso das estruturas pré-fabricadas de concreto, o nível das técnicas e procedimentos empregados nos países mais avançados está perfeitamente sintonizado com o que é feito no Brasil. Isso tem permitido a realização de obras em tempo mais curto, com materiais mais sofisticados, menor impacto ambiental e, ao mesmo tempo, mantendo os requisitos de segurança e durabilidade das estruturas. 
 
      Foto: Banco de Imagens Abcic 
 

Um exemplo disso é o Shopping Morumbi Town, localizado na zona Sul paulistana, que recentemente recebeu o Prêmio Obra do Anto em Pré-fabricados de Concreto, da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), por apresentar diversas soluções inovadoras tanto em termos de engenharia, quanto da arquitetura e de logística para o caso do transporte das estruturas pré-fabricadas. Com quatro pavimentos, 1.400 vagas no estacionamento, o empreendimento ocupa 30,800 m2 de área bruta locável (ABL).
 
No caso de materiais, o principal avanço foi a utilização de fcks de até 80 MPa nas estruturas pré-fabricadas que compõem a obra. Isso permitiu significativas reduções de seções na estrutura e também na seção das lajes por meio do uso de armaduras de continuidade. Outro diferencial na construção foi a pós-tensão feita no canteiro para algumas vigas. Houve ainda a necessidade de que pilares de até 23 metros de altura fossem colocados no meio do vão de vigas, já que eles recebiam cinco pavimentos.
 
Considerado um dos segmentos da cadeia da construção civil que mais de perto tem acompanhado a evolução tecnológica, os avanços no tocante a normas técnicas e também o aprimoramento em termos de gestão empresarial, a indústria de pré-fabricado de concreto sempre busca estimular a constante modernização da atividade e, consequentemente, toda a construção civil.