Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 09 de março de 2017 por Mecânica de Comunicação

Tecnologias promovem o tratamento de gases poluentes

Resultado da emissão de gases e pequenas partículas que alteram sensivelmente a qualidade do ar, a poluição atmosférica traz consequências ao ecossistema como um todo, prejudicando não apenas a saúde humana, mas também os animais, os vegetais e o patrimônio cultural e histórico.

 

Para preservar o meio ambiente e melhorar a questão da qualidade do ar, vêm sendo desenvolvidas tecnologias para tratamento de poluentes, para controle da poluição do ar, de material particulado (MP), e para gases e vapores.

 

       Foto: Soluções industriais 

 

 

Para o controle de MP, por exemplo, os filtros de manga, usados em larga escala, fazem a separação de gases e partículas, através da passagem do ar. As impurezas ficam retidas nos poros dos fios e na superfície do filtro. Para que as mangas não entupam, é importante realizar a manutenção do sistema de limpeza desse filtro.

 

Há também os precipitadores eletrostáticos, que reduzem emissões de material particulado abaixo dos limites legais exigidos pelos órgãos ambientais. Eles podem ser secos, comumente empregado para remover partículas secas, como cinzas, grãos e poeiras; e os molhados, que recupera partículas úmidas.

 

No Brasil, a Resolução CONAMA nº 3/1990 é que estabelece os padrões de qualidade do ar e os parâmetros regulamentados são as partículas totais em suspensão, fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio. 

 

A BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, apresentará de 7 a 9 de junho de 2017 as principais tecnologias voltadas para tratamento de gases poluentes. O evento será promovido durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.