Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 11 de maio de 2017 por Mecânica de Comunicação

Concessões e PPPs podem propiciar a entrada de inovação e novas estratégias de sustentabilidade

As perspectivas para o setor de obras de infraestrutura demonstram forte tendência de crescimento para os próximos anos. Em março, o governo federal fez o anúncio de uma nova rodada de concessões, que envolverá investimentos de R$ 45 bilhões. Já no início deste mês (maio), houve a assinatura de um decreto com novas regras para facilitar a execução de investimentos privados nos portos que podem gerar aportes de cerca de R$ 25 bilhões no setor. 
 
                 Foto: Portonave 
 

Um aspecto importante que já tem sido estudado pelo mercado, segundo especialistas do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), é a questão da sustentabilidade, já que essas obras tendem a acompanhar o crescente movimento dos outros tipos de empreendimentos que buscam não somente atender a legislação ambiental, mas ir além, através do cumprimento de requisitos que visam o desenvolvimento sustentável. 

No entanto, o setor tem um grande desafio, já que a maior parte dessas obras é promovida pelo poder público. Embora as parcerias público-privadas (PPPs) e as concessões tenham cada vez mais participação na viabilização das obras de infraestrutura, é fundamental que os editais de contratação, formulados pelo poder público, propiciem espaço para inovação e sustentabilidade.

Essas PPPs tendem a propiciar condições para a introdução de inovação e estratégias de sustentabilidade em obras de infraestrutura, já que, além de contribuírem para a diferenciação do projeto, tornando-o mais competitivo, possibilitam redução de custos operacionais, que devem entrar no cálculo tanto dos estudos de viabilidade, como do payback dos investimentos. Nesse sentido, as obras mais promissoras para negócios em sustentabilidade são aquelas que ocorrem a partir de PPPs, como, por exemplo, obra de rodovias, iluminação pública e saneamento básico.

Por esse motivo, o CTE entende é fundamental o debate sobre como o mercado pode se preparar para o desafio de implementar obras de infraestrutura que sejam de fato qualificadas, inteligentes e sustentáveis. Assim, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, no Sobratema Summit, promoverá o Fórum Obras de Infraestrutura Sustentável: Perspectivas e Oportunidades de Negócios, no dia 8 de junho.