Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 25 de maio de 2017 por Mecânica de Comunicação

Mercado de locação de equipamentos passa por transformações

O setor de locação de equipamentos no Brasil passou por muitas mudanças nos últimos anos. No início da década, o crédito estava mais acessível e havia uma grande quantidade de obras de infraestrutura em todo o país, o que culminou em um período de crescimento e expansão do mercado, com a entrada de profissionais de outros ramos, que investiram na compra de equipamentos para locação.

No entanto, a chegada das dificuldades econômicas trouxe mudanças para o mercado, com o aumento das taxas de juros e um menor ritmo no volume de obras. Com isso, algumas empresas acabaram saindo do segmento e as mais antigas, bem administradas e saudáveis estão se mantendo, por meio de ajustes financeiros e readequações no parque de máquinas, por exemplo. Outras estão diversificando a aplicação de seus equipamentos, com estratégias para buscar negócios em segmentos que não contemplam um canteiro de obras.

Além disso, a exemplo de outros países, os locadores estão priorizando cada vez mais sua profissionalização e a organização como categoria. Tanto é que as companhias têm a disponibilidade dos equipamentos como uma das prioridades, o que significa manter a máquina com manutenção em dia, peças genuínas e funcionários especializados. Outra ação foi a instituição, em 2012, da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc).

Os locadores afirmam que o mercado está mostrando uma enorme capacidade de resistência. E há expectativas positivas para o setor, caso a taxa de juros continue cair e, pelo menos, uma parte dos projetos de infraestrutura e de habitação do governo for retomada.

A Analoc vai trazer mais informações sobre o mercado de locação de equipamentos, durante o 5º Congresso Nacional de Valorização do Rental, que ocorrerá no dia 8 de junho, no Sobratema Summit, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.