Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 13 de setembro de 2017 por Mecânica de Comunicação

Índice de Confiança na Construção sobe em agosto

O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 1,5 ponto no mês de agosto em comparação com julho e atingiu 76,1 pontos, melhor nível desde abril. O indicador formulado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) registrou a terceira alta seguida, acumulando 4,1 pontos no ano, o que pode sinalizar o início da retomada da atividade. A nova alta foi motivada pela melhora do Índice de Expectativas (IE-CST), representando mais 2,3 pontos nas projeções sobre os próximos seis meses, e do Índice da Situação Atual (ISA-CST), que subiu 0,7 ponto e somou ao todo 65,1 pontos.
 
                  Foto: Grandes Construções    
 
 
O aumento da confiança do setor construtivo vem acompanhado de outras notícias positivas que apontam para o fim do ciclo econômico pouco favorável. Foi divulgado pelo IBGE na semana passada um estudo indicando que a taxa de desemprego no Brasil caiu de 13% no segundo bimestre para 12,8% no período entre os meses de maio, junho e julho. A pesquisa esclarece que a queda do número absoluto de desempregados foi devido principalmente ao aumento na ocupação de vagas informais. A criação de vagas formais, porém, também cresceu, tendo aumento durante quatro meses consecutivos durante 2017.    

Outra novidade animadora foi a alta do PIB, que registrou crescimento de 0,2% no 2° trimestre em relação ao 1° e melhora de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado, o que levou entidades financeiras privadas a calcular o crescimento para todo o ano de 2017 entre  0,6% e 0,9%. Na última medição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação variou em 0,19% no mês de agosto em relação a julho. A queda na inflação e os cortes na taxa Selic são apontados como agentes de aquecimento da economia, podendo aumentar o consumo e investimentos. 

Notícias sobre desempenho econômico do país e perspectivas de investimento no setor da construção estão na revista Grandes Construções.