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Publicado em 15 de abril de 2021 por Mecânica de Comunicação

Percepção dos jovens a respeito dos ecossistemas aquáticos e sua biodiversidade

O momento atual do Brasil constitui-se como desafio para conservação da biodiversidade. Devido a sua extensão 5 territorial, o país possui diversos Biomas diferentes, como a Caatinga, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, etc.

O caso do Cerrado merece bastante atenção, por ser o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado em área pela Amazônia. Originalmente ocupava 21% do território nacional e por muitos anos foi considerado uma das maiores fronteiras agrícolas nacionais. Porém, por conta desse interesse econômico, mais de 55% de sua área original foi retirada, ainda hoje mantem-se em ritmo acelerado, tornando sua conservação uma prioridade regional e também nacional.

Quando se trata de corpos d’agua e recursos hídricos, o Cerrado possui uma posição privilegiada tanto pela rica malha hidrográfica local, mas também como provedor de água para bacias hidrográficas de todo o país. Conferindo responsabilidade nos métodos de gestão e uso para toda a sociedade instalada em sua área, visto que qualquer impacto negativo se espalha de forma sistêmica para todas as bacias a jusante do ponto de impacto.

Dentre as cidades que possuem esse bioma como predominante, encontra-se Rio Verde – Goiás, atualmente um dos maiores exportadores de grãos do país. Com 163 anos de história, origina-se como ponto de comércio, mas rapidamente desponta pelas práticas agropecuárias, por esse motivo o campo concentrava maior porcentagem da população do município.

Pela necessidade de maior envolvimento da sociedade nos assuntos ambientais, um campo que se dedica a semear novos valores ambientais aliado aos meios educacionais é o da Educação Ambiental; um conceito polissêmico no Brasil começou a desenvolver-se efetivamente a partir dos anos 1990. Tem em seu próprio seio, discussões intensas, que convergem no protagonismo da educação para atenuação do aumento dos impactos ambientais negativos provocados pelas atividades, pelo estilo de vida da sociedade.

Nesse sentido, as práticas em Educação Ambiental no durante o ensino fundamental são uma maneira viável de promover melhor percepção dos elementos ambientais nos anos posteriores. Levando em conta que as percepções ambientais influenciam diretamente na forma como os indivíduos interagem com o meio ambiente e que essa percepção é construída a partir de processos vivenciais, indaga-se: como os jovens percebem os ecossistemas aquáticos e sua biodiversidade?

De forma geral, os alunos do sexto e do nono ano do ensino fundamental de duas escolas da rede pública municipal tanto da área rural como da área urbana demonstraram pouco domínio de práticas em Educação Ambiental Crítica, limitando-se a atividades pragmáticas e que não inferem discussão acerca da realidade socioeconômica ou mesmo problemas ambientais locais.

Isso mostra a emergência da adoção de novas práticas em Educação Ambiental e políticas públicas, que sejam contextualizadas de acordo com os fatores locais e que ressaltem a relevância de preservar os rios, córregos e lagos da região. Desse modo torna-se possível garantir a qualidade de vida da população e da biodiversidade aquática, ainda tão pouco conhecida e já tão ameaçada.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Percepção ambiental: como os corpos d'água e a biodiversidade aquática são percebidos por jovens de ensino fundamental em Rio Verde - Goiás, defendida por Rodolfo Pimentel de Oliveira, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás, sob orientação do professor Leandro Gonçalves Oliveira.