Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 16 de setembro de 2021 por Mecânica de Comunicação

Indústria 4.0 impacta positivamente os pilares econômico, social e ambiental da sustentabilidade

Em 2011, o governo alemão introduziu o conceito de Indústria 4.0, a qual está sendo denominada da quarta revolução industrial, com o uso dos sistemas ciber-físicos (CPS), onde os processos físicos são integrados com as tecnologias de comunicação e informação. As características e tecnologias da Indústria 4.0 têm forte potencial para aumentar a produtividade, diminuir custos com manutenção, evitar acidentes de trabalho bem como reduzir o consumo de energia, além de outros benefícios que ela pode trazer.

Entre as tecnologias, destacam-se a comunicação máquina-para-máquina (M2M), o Big Data, a Internet das Coisas, robôs autônomos ou colaborativos, computação em nuvem, manufatura aditiva, veículos guiados automaticamente, realidade aumentada e simulação. É importante considerar o cuidado com a segurança na transmissão desses dados, devido ao grande volume de dados gerados com as tecnologias. A comunicação entre diferentes máquinas e dispositivos também exige um protocolo padrão para a troca de informações.

Outro ponto a ser destacado é que cada indústria apresenta suas particularidades, sendo assim, é preciso diferenciar o tipo de indústria onde a tecnologia será aplicada. Por exemplo, uma indústria de alimentos usará um nível de tecnologia diferente de uma indústria automotiva.

No caso do impacto sobre a sustentabilidade, no pilar social estão as condições de trabalho menos exigente fisicamente, maior inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência ou idade avançada, maior qualificação dos empregados, entre outras. Já no pilar econômico, estão o aumento na produtividade e receitas da empresa, novas oportunidades para pequenas e médias empresas e cadeia de valor mais colaborativa.

Em termos ambientais, os dez principais impactos são: a redução no consumo de recursos e de matérias-primas; melhor eficiência no uso da energia; menores índices de poluição; menor degradação ambiental; redução nas taxas de erro e retrabalho; diminuição nos custos de setup; minimização dos defeitos de qualidade; custo de produção independente do tamanho dos lotes; resposta mais rápida as demandas do mercado e menores prazos de entrega.

A Indústria 4.0 pode trazer também oportunidades para tornar a manufatura mais sustentável tanto do ponto de vista do modelo de negócios e da rede de criação de valor como em termos de equipamentos, pessoas, organização, processo e produto.

Além disso, um estudo mostrou como a digitalização da indústria pode afetar a sustentabilidade em empresas de manufatura, comparando assim empresas de dois países com estrutura industrial bem diferentes: Alemanha, um país altamente industrializado e China, que ainda está em processo de industrialização.

Os principais resultados demonstram que a Indústria 4.0 tem forte impacto na dimensão ambiental da sustentabilidade, no que diz respeito ao aumento na eficiência no uso dos recursos e as oportunidades para o uso de fontes de energia renováveis. Outro resultado da pesquisa está relacionado à dimensão social, visto que o aumento da automatização pode ocasionar uma diminuição no número de empregos, principalmente nos países em industrialização como a China.

As informações foram extraídas da dissertação de mestrado Proposta de Diagnóstico para Adoção das Tecnologias da Indústria 4.0 em um Processo Produtivo com Base em Indicadores de Sustentabilidade: Um Estudo de Caso, defendida por Marcos Vinicios Schules, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, sob orientação do professor Marcelo Gechele Cleto.