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Publicado em 13 de janeiro de 2022 por Mecânica de Comunicação

Educação ambiental para jovens contribui para construir uma sociedade mais sustentável

A vivência na escola, como educador, permite perceber que a estrutura educacional ainda marcha em passos lentos rumo às práticas sustentáveis que possibilitem uma efetiva mudança nas atitudes da sociedade atual em relação aos ideais de progresso e desenvolvimento econômico vigente.

As propostas por uma sociedade sustentável tornam-se desafiadoras frente à sociedade de consumo regida por ideologias capitalistas que estabelecem relações sociais e espaciais culturalmente cristalizadas nos dias atuais, exigindo um rompimento profundo das ideias sobre desenvolvimento econômico e meio ambiente vigente.

Nesta sociedade, a população de jovens nasce dentro deste turbilhão de informações e produtos ofertados diariamente, como receita para o bem-estar pessoal, encontrando dificuldades em compreender as relações profundas que foram e são estabelecidas entre a natureza e a sociedade na construção das estruturas espaciais e sociais que formam o meio ambiente de vivencia da sociedade contemporânea.

Desse modo, o Programa Nacional Escolas Sustentáveis-PNES demostra o quanto a vontade de inovar impulsiona as práticas de Educação Ambiental no Brasil. Pois o programa é resultado dos avanços das políticas públicas para Educação Ambiental (EA), fundamentada em concepções, princípios e diretrizes amplamente referenciado pela legislação brasileira.

A EA desempenha uma importante função social e espacial formando novas ideias em relação ao meio ambiente e os problemas ambientais que assolam o planeta, despertando o senso crítico do educando sobre a realidade em que vive, tornando-se um cidadão consciente da sua responsabilidade na (re)construção do espaço, por meio de atitudes sustentáveis que garantam a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Porém a prática dessas ideias não está refletindo em uma mudança de atitude em relação ao desenvolvimento econômico e a cultura de consumo atual. Por isso, a EA deve acontecer por meio da relação intrínseca entre teoria e prática como educação política de intervenção e participação social. As ações no cotidiano dos lugares de vivencia dos educadores ambientais provocam experiências de educação ambiental transformadoras na comunidade escolar.

O PNES tem, justamente, a proposta de educação ambiental transformadora, por meio da promoção do processo educativo voltado para a construção de uma sociedade ambientalmente justa e sustentável. A escola é o lugar propicio para sensibilizar os jovens e a coletividade para a construção de novos valores. Como espaço educativo sustentável estabelece elos entre o currículo, a sua gestão e o seu espaço físico, com o objetivo de promover uma educação ambiental transformadora que estimule a responsabilidade e o engajamento individual e coletivo visando a um futuro sustentável.

Ao propor transformações sociais, o PNES enfrenta desafios, para construir novos hábitos culturas no que se refere à relação do homem com o meio em que vive.

As informações foram extraídas da dissertação de mestrado Por uma educação ambiental transformadora: o Programa Nacional Escolas Sustentáveis - PNES na DRE de Colinas do Tocantins - TO, defendida por Abraão Bispo Paz, no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Tocantins – UFT, sob orientação da professora Marciléia Oliveira Bispo.