Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 23 de junho de 2022 por Mecânica de Comunicação

Uso na compostagem é eficiente na recuperação de resíduos de laticínios

A principal característica dos resíduos de atividades agroindustriais é a alta concentração de material orgânico. Esta é responsável por um dos maiores impactos causados por resíduos sólidos orgânicos, devido a formação de ácidos orgânicos através da fermentação do resíduo, causando maus odores, reduzindo o oxigênio dissolvido em águas superficiais e contaminando o solo, quando disposto inadequadamente.  

Em uma indústria de laticínios, a estação de tratamento de efluentes gera, ao fim do processo, o lodo biológico como subproduto do efluente tratado obtido, efluente esse advindo principalmente da lavagem de equipamentos dentro da indústria. Outro resíduo gerado nas indústrias de laticínios são as cinzas de caldeira, proveniente da combustão das lenhas nas fornalhas para geração de vapor. As cinzas (fração inorgânica da biomassa) agregam todos os elementos que não são relevantes nas reações de combustão, como o fósforo, o potássio e o cálcio. São materiais inorgânicos, sendo constituídos por Ca, Si, Mg, K e S. 

Uma empresa de laticínios no município de Orizona, Goiás, apresenta capacidade de processamento diário de 300 mil litros de leite, gerando cerca de 30 toneladas por mês de resíduos na estação de tratamento de esgoto industrial. O lodo de esgoto é um grande problema em virtude do grande volume gerado (30 m³) e da elevada carga orgânica (6850 mgO2l) e concentração de sólidos totais (4064 mg/l).  

Para a resolução do problema, a dissertação de mestrado Uso da compostagem na recuperação de resíduos de laticínios, defendida por Renan Souza Pedroso, no Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, sob orientação do professor José Antônio Rodrigues de Souza e coorientação da professora Débora Astoni Moreira, propôs o processo de compostagem, combinando-se quatro tipos de resíduos gerados na própria indústria (lodo de esgoto, esterco bovino, restos de podas de grama e cinzas de caldeiras) em proporções de modo a apresentarem relação carbono/nitrogênio (relação C/N) que proporcionassem adequada decomposição aos resíduos, próximo a 30/1. 

O processo de compostagem foi dividido em duas etapas, sendo uma pré-compostagem, que ocorreu por 65 dias, necessário para estabilização da temperatura, e a compostagem propriamente dita, com duração de 55 dias. Nesta segunda etapa, os compostos obtidos na pré-compostagem foram submetidos à compostagem na ausência e na presença de minhocas (vermicompostagem). 

Como resultado, a compostagem demonstrou ser um método eficiente para o tratamento de lodo produzido em estação de tratamento de efluentes de laticínios, produzindo fertilizantes de ótima qualidade. A estabilização do lodo de esgoto ocorreu a partir de 33 dias e a compostagem ocorreu em temperaturas mesofílicas.  

A adição de restos de poda de grama ao lodo de esgoto no processo de compostagem proporcionou as maiores reduções de peso e volume, adequado pH, teor de umidade e relação C/N. Considerando-se a otimização do tempo e área disponível para compostagem, bem como os parâmetros de qualidade da Instrução Normativa SPA/MAPA 25/2009, a adição de grama ao lodo de esgoto passa a ser a técnica mais recomendada.