Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 21 de julho de 2022 por Mecânica de Comunicação

Modelo de Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável para Smart Cities

A Organização das Nações Unidas (ONU) vem propondo ações para propagar o desenvolvimento sustentável, entre os quais, estão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 17 objetivos que englobam diversas áreas, com ações que visam gerar benefícios para as três dimensões sustentáveis: Econômica, Ambiental e social.

Dentre os objetivos, há um específico para promover sustentabilidade as cidades e comunidades, o ODS 11. Este ODS tem como objetivo promover ações para tornar as cidades mais resilientes e sustentáveis, com transporte seguro, urbanização inclusiva, reduzir o número de pessoas afetadas por catástrofes, reduzir impactos ambientais, melhorar a eficiência de recursos, mitigar as mudanças climáticas, implementar gerenciamento de riscos e outras.

Os ODS apresentam uma série de instrumentos para atingir suas metas. Um dos instrumentos mencionados é a Transferência de Tecnologia, um processo no qual ocorre a transferência de bem tangível e/ou intangível, de uma entidade para outra, orientada por objetivos, promovendo desenvolvimento tecnológico. Entretanto, ao ser utilizada como instrumento dos ODS, o fluxo da transferência, bem como as tecnologias que serão transferidas, devem estar alinhadas e orientadas à um objetivo comum, o do desenvolvimento sustentável.

As SmartCities surgiram com foco em infraestrutura das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação), que monitora e integra todas suas infraestruturas críticas, podendo otimizar seus recursos, planejar suas ações preventivas e monitorar os aspectos de segurança. Essas tecnologias também são consideradas como solução para o melhor gerenciamento das cidades, da população global e dos parâmetros de qualidade de vida.

As práticas previstas nas SmartCities são: utilização de sensores tecnológicos e estruturas de controle computadorizados para controle e operações; desenvolvimento de sistemas alterados e remotos que permitem que os sensores e estruturas sejam associados, integrando os dados; melhoria da gestão de dados; e melhoria no tratamento matemático dos cálculos. As práticas desse modelo de cidades são focadas na tecnologia, mas também pode apresentar foco na comunidade, política, produtividade, sustentabilidade, acessibilidade, bem-estar, habitabilidade, governança e outros.

Assim, um modelo teórico de Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável pode auxiliar nos processos de Transferência de Tecnologias que buscam promover o desenvolvimento sustentável das SmartCities, ou seja, as tecnologias devem ser cabíveis aos domínios das SmartCities e devem visar benefícios para os eixos sustentáveis, apoiando-se em mecanismos e oportunidades, e minimizando as barreiras à eficiência do processo.

O modelo precisa promover o desenvolvimento tecnológico e sustentável nos domínios Smart, provenientes da efetividade da transferência da tecnologia e de sua implementação, resultando em impactos positivos para os cidadãos, como qualidade de vida, bem-estar e participação nas decisões; em serviços essenciais mais eficientes, por meio da aplicação tecnológica; e, por fim, em resultados benéficos para o desenvolvimento sustentável.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestradoProposta de um modelo teórico de transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável de SmartCities,defendida por Alana Corsi,no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,sob orientação da professora Regina Negri Pagani.