Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 25 de agosto de 2022 por Mecânica de Comunicação

Centros descarte e reuso de lixo eletrônico em universidades trazem benefícios sociais e ambientais

Uma universidade sustentável é uma Instituição de Ensino Superior (IES) que se compromete em reduzir possíveis impactos gerados por suas atividades, pois podem ser consideradas pequenas cidades que afetam o meio ambiente, seja pelo consumo de energia, perda de espaços verdes, uso de produtos químicos ou pela produção de resíduos.

No entanto, somente nos últimos dez anos as IES se tornaram mais conscientes a respeito da sustentabilidade. Uma prática comum para alcançar universidades sustentáveis é a implementação da certificação internacional ISO 14001:2015. Essa estratégia tem sido utilizada em universidades a fim de auxiliar na definição de metas para elaboração de políticas e responsabilidades ambientais.

Outra forma de alcançar a sustentabilidade em universidades é através da implantação da Tecnologia Informação Verde, também conhecida como Green IT, que consiste em um conjunto de práticas (estratégias e ações sustentáveis) voltadas a utilização de recursos computacionais de maneira limpa e eficiente. Diante disso, acredita-se que a Tecnologia verde pode mudar a forma pela qual se destina o lixo eletrônico, de forma a contribuir par os níveis social, ambiental e econômico.

No âmbito das universidades brasileiras, a gestão do lixo eletrônico proveniente de seus recursos patrimoniais é mínima, com exceção da Universidade de São Paulo, que é pioneira nessa ação, sendo idealizado e concebido o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR) devido ao engajamento de toda comunidade universitária.

O CEDIR foi idealizado e criado no final de 2009, com a finalidade de receber e destinar de maneira correta resíduos de informática e telecomunicações produzido pela própria universidade, em razão da obsolescência ou mal funcionamento do seu patrimônio eletrônico. No primeiro semestre de 2010, o CEDIR abriu seu atendimento a pessoas físicas e desde então, vem ampliando suas atividades, como a coleta de pilhas, baterias, monitores CRT, tonners e cartuchos de tinta para destinação correta.

Salienta-se que o CEDIR foi idealizado inicialmente apenas como Centro de desmonte, sobretudo de equipamentos de informática. No decorrer de suas operações diárias, foi percebido através da etapa de triagem, que muitos dos equipamentos recebidos estavam em bom estado e poderiam ser reutilizados, se houvesse algum tipo de reparo. Desta forma, surgiu a ideia de destinar tais equipamentos reparados a projetos sociais.

Entre os objetivos do CEDIR, destacam-se a implantação de programas de coleta e descarte consciente de lixo eletrônico; a promoção da conscientização da comunidade universitária interna e externa, para a adoção de compras verdes e o descarte sustentável do lixo eletrônico; e a eliminação/redução de forma sustentável o lixo eletrônico gerado na universidade e comunidade.

Portanto, esse tipo de projeto estimula o desenvolvimento sustentável, a economia circular, o aumento das taxas de coleta do resíduo e o pioneirismo do desfazimento de material.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Proposta de processo para desenvolvimento de um centro de descarte e reuso de lixo eletrônico na Universidade Federal de Goiás, defendida por Edvaldo Capingote Serafim da Silva, no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Goiás, sob orientação da professora Stella Jacyszyn Bachega e coorientação do professor Dalton Matsuo Tavares.