Publicado em 11 de dezembro de 2025 por Mecânica de Comunicação
O Tratamento de Água por Filtragem Lenta Dupla pode então ser considerado como uma Tecnologia Social (TS) alternativa ao método convencional de tratamento. Segundo o Instituto de Tecnologia Social, a TS é um conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida.
A sua finalidade é a promoção da melhoria da qualidade de vida de uma população ou comunidade e, desse modo, disponibilizar água com índices de potabilidade para consumo e, com isto, promover inclusão social. De forma indireta a referida tecnologia tem a capacidade de gerar bens de serviços e, em particular, para a agroindústria uma vez que fornece água com indicadores físicos, químicos e biológicos apropriados para o processamento de alimentos.
A tecnologia do filtro lento de areia, quando implementada promove benefícios coletivos diretos e indiretos. Entre os benefícios diretos se destacam: primeiro: a promoção da saúde, melhoria da qualidade de vida, de uma comunidade ou uma população porque vai ofertar água potável; segundo: baixo custo de instalação e manutenção em contrapartida a um tratamento de água convencional e terceiro: os próprios moradores fazem a manutenção do sistema.
Para ser instalado um sistema de tratamento de água alternativo em uma comunidade rural precisa apresentar condições consideradas como adequadas. São elas: baixo custo de implantação, baixo custo de manutenção, simplicidade da instalação de tratamento de água, facilidade de operação do sistema, alternativas viáveis frente aos sistemas convencionais para pequenos volumes, não necessita corrigir pH e alcalinidade da água, não causa danos à saúde humana e não gera resíduos poluentes.
É preciso registrar que, a partir de várias experiências e estudos, e avaliando os prós e contras do filtro lento, há a redução de contaminantes presentes na água. Entre os contaminantes removidos se destacam microrganismos patogênicos que causam diarreias, quando ingeridos na água que não foi submetida a tratamento adequado para o consumo humano. O sistema também é eficaz para a redução dos metais pesados, Zn, Cu e Pb. Em síntese, várias são as vantagens da utilização dessa tecnologia social, devendo, entretanto, serem permanentemente avaliadas e discutidas as limitações e dificuldades desse uso.
A geração de bens e serviços são os benefícios indiretos proporcionados por esta tecnologia. No caso específico da comunidade do distrito de Pilar (Jaguarari – BA) quando a tecnologia foi implementada ampliou a criação de uma rede de comercialização, de abrangência estadual, de produtos lácteos de leite de cabra, queijo, leite, uma vez que ofertou água com indicadores físicos, químicos e biológicos adequados aos processos de industrialização daqueles produtos.
A comercialização dos produtos lácteos antes era restrita ao município de Jaguarari e outros municípios circunvizinhos. Hoje os produtos já podem ser comercializados em nível estadual porque a cooperativa local adquiriu o selo da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) permitindo a comercialização em todo Estado da Bahia. Desse modo, o benefício social de uma TS é aferido, também, pela sua capacidade de gerar bens e serviços e difundi-lo de forma indireta.
As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Tratamento alternativo de água para abastecimento em comunidades rurais difusas da região do semiárido, defendida por Silvia Helena Assis Oliveira Barbosa, no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, sob orientação do professor Ícaro Thiago Andrade Moreira e coorientação da professora Maria Elisabete Santos.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade