Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 24 de junho de 2013 por Mecânica de Comunicação

Crédito para gestores municipais incrementa também a venda de equipamentos

Diversas linhas de crédito concedidas pelo governo Federal têm estimulado a compra de equipamentos e máquinas pelas prefeituras no interior do País, fator que impulsiona a venda de máquinas, além de facilitar a execução de obras de infraestrutura. O Programa de Intervenções Viárias, por exemplo, busca estimular a contratação de operações de crédito que possibilitam financiar até 100% da compra de equipamentos destinados a intervenções em vias urbanas, rodovias e estradas. 
 
 
 
A linha pode liberar até R$ 1,2 milhão por município com até 50 mil habitantes, e até R$ 3 milhões para municípios com população superior a 50 mil habitantes. O valor pode ser amortizado em até 54 meses. A condição é que os produtos adquiridos sejam novos, produzidos no País e credenciados junto ao BNDES. Além de beneficiar os moradores do interior do País, essas iniciativas realimentam o setor da construção e de obras de infraestrutura, uma vez que, apesar desses equipamentos servirem mais para manutenção e conservação, eles também servem para iniciar grandes obras, que acabam dinamizando a economia regional.  
 
Outra medida que se destina a incrementar a área de infraestrutura é a linha de crédito vinculada ao programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades (MinC), que permite custear a aquisição de materiais, máquinas e equipamentos ou veículos para gestão de resíduos, como caminhões coletores e caminhões poliguindaste. Esses bens devem ser utilizados em ações relativas à gestão de resíduos oriundos das atividades de construção civil e demolição, além de resíduos sólidos urbanos e hospitalares - como o acondicionamento, coleta, transporte, transbordo, triagem, reciclagem e destinação final. Por fim, conta ponto também os projetos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que viabilizam repasses e convênios para aquisição de máquinas e equipamentos de terraplenagem, irrigação e drenagem em áreas rurais.