Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 06 de fevereiro de 2014 por Mecânica de Comunicação

Segurança em obras ganha, ainda mais, importância com a realização da Copa

O registro de algumas ocorrências, incidentes e acidentes em obras destinadas à realização da Copa de 2014 têm deixado em alerta os órgãos de fiscalização, em especial aqueles ligados ao Ministério Público do Trabalho. Nos últimos meses, vários canteiros de obra têm recebido a visita de fiscais e algumas construtoras responsáveis foram convocadas para prestar esclarecimentos e explicar a existência de irregularidades. Em geral, o principal ponto averiguado nas inspeções das obras diz respeito a itens relacionados à segurança de trabalho, com ênfase especial no trabalho em altura, contemplado com uma norma específica, a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35).
 
   Fotos: Grandes Construções e Portal 2014 
 
 
Esse tipo de regulamentação, aliada à grande visibilidade dos projetos relacionados ao evento esportivo a ser promovido no País, contribui para aumentar o nível de exigência em relação à segurança do trabalho. Com isso, programas e cursos de capacitação vêm ganhando destaque, principalmente aqueles ligados à formação de mão de obra especializada para operação e planejamento de movimentação de cargas e trabalhos em altura. Alguns desses cursos, inclusive, são in company a fim de treinar e capacitar os profissionais em seu local de trabalho, ou seja, nos canteiros de obras em todo o País.

Nesse sentido, o Instituto Opus, que possui mais de 10 anos de atuação na formação de profissionais para a área de construção e mineração, firmou uma aliança estratégica com a Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, entidade altamente reconhecida na área de certificação, para iniciar um processo de certificação dos profissionais ligados aos trabalhos de altura: rigger, supervisor de rigging e sinaleiro amarrador. A parceria visa proporcionar, ao mercado, a plena garantia de que o profissional da área possui a qualificação e a capacitação adequada para desempenhar e executar suas atividades com qualidade e segurança.