Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 22 de janeiro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Certificação de Terceira Parte beneficia a construção

O setor da construção vem investindo na capacitação de seus profissionais para elevar a produtividade e segurança nos canteiros de obras no Brasil. Entre as ações mais comuns estão a implantação de programas de treinamento e a contratação de instituições de ensino especializadas para realização de cursos específicos de qualificação, formação e reciclagem de pessoas. 
 
 

Recentemente, no mercado, foi desenvolvida a certificação de terceira parte, baseada na ISO 17024 que normaliza a certificação de profissionais, com o objetivo de elevar o patamar de qualidade, segurança e produtividade na construção brasileira. Além disso, ela também proporciona ao mercado a garantia de que o profissional certificado tem a qualificação e a capacitação adequadas para executar suas atividades com qualidade e segurança, de acordo com os padrões estabelecidos pelas normas regulamentadoras.

Outro ponto que beneficia o setor é que os centros de treinamento poderão ser credenciados. Assim, os diferentes tipos de cursos que existem no Brasil bem como os métodos, as cargas horárias e os processos diversos, poderão ser padronizados, com metodologia estruturada, conteúdo programático abrangente e carga horária definida. Isso garantirá a qualidade da formação e reciclagem dos profissionais do setor. 

Com isso, a certificação de terceira parte torna-se um diferencial competitivo para quem está em busca de desenvolvimento nos processos produtivos e de seus profissionais.  Esse tipo de certificação, oferecida pela parceria entre a Sobratema e Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, está disponível para as funções de Rigger, Supervisor de Rigging, Sinaleiro Amarrador e operadores de guindastes, gruas, guindauto, pontes rolantes e pórticos.