Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 25 de junho de 2015 por Mecânica de Comunicação

M&T Expo Congresso supera todas as previsões e atrai 1.000 participantes

O M&T Expo Congresso, realizado durante a M&T Expo 2015, superou as previsões mais otimistas dos organizadores. Nada menos que 1.000 congressistas assistiram a uma verdadeira maratona que durou aproximadamente 54 horas entre palestras, seminários e cursos. Durante três dias, foram debatidos os temas mais relevantes envolvendo diversas áreas dos setores da construção e mineração, que atraíram a atenção de empresários, engenheiros, especialistas, técnicos e profissionais de construtoras, mineradoras, fabricantes de equipamentos, locadores, fornecedores de peças, motores, material rodante e componentes e prestadores de serviços, confirmando que todos estão ávidos por informações e oportunidades de ampliar ou atualizar seus conhecimentos.
 
 

O evento não teve destaque apenas pela quantidade de participantes, mas também alcançou o objetivo ao atender plenamente as expectativas dos congressistas. Pelo depoimento colhido entre alguns deles, ao final das palestras, se constatou que a avaliação foi unânime em destacar a importância e a relevância dos temas tratados, assim como da qualificação dos palestrantes. O interesse era tanto que, em muitos casos, ao final das palestras, foram registrados proveitosos debates que, não raro, prolongavam a duração das exposições. 

Além do aspecto relativo ao aprimoramento técnico, o M&T Expo Congresso também foi uma boa oportunidade de o congressista ter acesso, em primeira mão, aos números do desempenho atual do mercado brasileiro de máquinas e equipamentos para construção e mineração no primeiro semestre de 2014, um momento em que ambos os segmentos enfrentam grandes desafios mercadológicos. Isso foi possível com a divulgação, pela área de Inteligência de Mercado da Sobratema, que divulgou as informações do estudo O Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção – Tendências. Já o Instituto Opus realizou o seminário Movimentação de Cargas – a Realidade dos Profissionais; e uma parceria da Sobratema com o Iopex – Institute for Operational Excellence Brasil viabilizou o 2º Summit Internacional de Excelência Operacional & Lean Construction. 

Além da Sobratema, o M&T Expo Congresso abriu espaço para diversas entidades parceiras abordarem assuntos pertinentes para o crescimento e desenvolvimento do segmento de construção e mineração. Nesta edição, as entidades setoriais participantes foram: ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, ANALOC – Associação Brasileira dos Sindicatos, Associações e Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas, CBT – Comitê Brasileiro de Túneis, e SINDIPESA – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais.