Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 24 de março de 2016 por Mecânica de Comunicação

Compactação de solo: dicas para a escolha assertiva do equipamento

A seleção do equipamento mais adequado para o tipo da obra resulta em produtividade, rentabilidade, mais segurança e menor custo. Para a área de compactação de solo, há diversos fatores que influenciam o processo de escolha, sendo o primeiro a compatibilidade do rolo ao tipo de solo a ser aplicado, qual é o seu volume e o grau de compactação, que influencia na produtividade desejada pelo equipamento.

No território brasileiro, os solos mais comuns encontrados são os lateríticos, que são característicos das zonas tropicais e possuem uma composição por partículas bem pequenas (argila, silte) e com grandes concentrações de ferro e ou alumínio. É um solo com uma forte coesão entre as partículas. Com o conhecimento do tipo de solo predominante, o usuário deverá selecionar entre um rolo compactador liso ou um rolo compactador com patas.
 
                Fotos: Villagio D'italia / GetNinjas 
 

Segundo especialistas dos principais fabricantes, outros fatores técnicos devem ser observados, como o espaço destinado a sua utilização, o local onde será realizada a obra, a segurança, a tecnologia embarcada no equipamento, como a densidade e o grau de umidade no momento da operação, e fatores não técnicos como o atendimento do pós-venda e o custo-benefício do rolo compactador. 

Além disso, há ainda a questão do número de passadas versus eficiência – velocidade combinada ao grau de compactação –, o que significa que o rolo compactador deve ter uma velocidade adequada à operação com grau de compactação desejado juntamente com um número menor de passadas, proporcionando, assim, redução significativa do custo-horário e agilidade para finalização da etapa de compactação.

As principais tecnologias para compactação de asfalto e de compactação de solo, os conceitos e a aplicabilidade desses equipamentos estarão em debate no Sobratema Workshop 2016, a ser promovido no dia 6 de abril, em São Paulo.