Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 09 de junho de 2016 por Mecânica de Comunicação

Os benefícios da certificação de terceira parte para o mercado da construção

Para os profissionais que atuam nos segmentos da construção e da mineração, ter a possibilidade de obter uma certificação independente, de terceira parte, significa aumentar as chances de conquistar uma vaga num posto melhor ou de ter uma promoção. Já para as empresas, é uma garantia de que aquele funcionário tem a aptidão adequada para a função e o trabalho que executa, segundo normas e procedimentos padrões e qeu são reconhecidos pelo mercado. Tal processo ficou ainda mais fácil com a parceria firmada entre a Sobratema e a Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.
 
 
O resultado da parceria foi a criação do primeiro sistema de certificação de terceira parte para os operadores, motoristas e profissionais das áreas de içamento e movimentação de cargas, movimentação de terra e rocha (Linha Amarela) e caminhões e carretas (Linha Branca)  A certificação resultante da parceria segue os preceitos da ISS/IEC 17024 – Avaliação da Conformidade – requisitos gerais para organismos que realizam certificação de pessoas, possibilitando a acreditação de organismos independentes (de terceira parte). O sistema conta ainda com um Conselho de Certificação, que é responsável pelas decisões sobre o assunto, além de um Bureau, formado por especialistas do segmento.
 
Além das vantagens para o profissional e para a empresa, a certificação de terceira parte assegura ainda a total segurança das operações, seja para as pessoas, os equipamentos e os materiais utilizados na execução das tarefas, de acordo com os padrões estabelecidos pelas normas regulamentadoras. Outro benefício decorrente é o aumento da produtividade, uma vez que há redução no número de dias de afastamento por acidentes ou incidentes, diminuição das perdas com equipamentos parados ou cargas perdidas ou avariadas em razão de quedas, sem contar a diminuição das despesas com seguro.
 
Para detalhar como funciona o processo de certificação acreditada, aprofundar o relato dos benefícios para o profissional e a organização, o tema será objeto de uma apresentação no dia 16 de junho, durante o Construction Summit, a ser realizado nos dias 15 e 16 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.