Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 17 de junho de 2016 por Mecânica de Comunicação

A tecnologia utilizada para facilitar a vida de quem vive em grandes cidades

Desenvolver soluções para melhorar a vida de quem vive em aglomerados urbanos é o principal objetivo da Plataforma Uraia, uma parceria formada entre a ONU – Habitat e o Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades, que reúne 60 parceiros em todo o mundo. O propósito da entidade é fortalecer governos locais para enfrentar os desafios urbanos e na atuação frente às demandas da cidadania, por meio do uso de novas tecnologias na gestão municipal. Os integrantes da Plataforma acreditam que a tecnologia pode tornar a gestão de serviços urbanos mais eficientes, favorecendo especialmente vencer as dificuldades financeiras. 
 
     Foto: Marcelo Vigneron 
 

Um exemplo concreto de tal propósito é uma tecnologia denominada “mobile money”, que hoje ajuda a equacionar contas públicas em cidades pobres em várias partes do planeta. A inovação consiste em fazer boa parte da movimentação financeira da pessoa é feita pelo celular, sem necessitar do vínculo com uma instituição financeira. Assim, quando necessita, por exemplo, recolher impostos, basta enviar uma mensagem de texto transferindo a quantia para o governo. A transação pode ser feita também com lojas e até entre cidadãos. 

O sistema já está sendo utilizado em Kampala, capital de Uganda, no Leste da África, e tem funcionado como uma importante ferramenta para ajudar na diminuição dos níveis de informalidade econômica predominante no local. A avaliação dos técnicos é de que a ferramenta tende a ser um forte aliado no aumento no número de pessoas que passam a ter conta em bancos. No caso de Kampala, aglomerado de 2 milhões de habitantes, quase 90% das pessoas não possuem conta bancária. 

Inovações e soluções como essas, que facilitam a vida de quem vive nas grandes cidades, foram apresentadas e debatidas durante o Construction Summit 2016, promovido nesta semana, em São Paulo, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis.