Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 28 de julho de 2016 por Mecânica de Comunicação

Os desafios urbanísticos do Brasil exigem atenção maior e planejamento adequado

O intenso processo de adensamento populacional das cidades brasileiras nos últimos 50 anos deve demandar um grande esforço no sentido de investimento em infraestrutura urbana capaz de atender as necessidades dessa gigantesca massa populacional. O que se nota é que o surgimento de 20 metrópoles e duas megacidades (São Paulo e Rio de Janeiro) não foi acompanhado pelos gestores públicos no que diz respeito a planejamento urbano e investimento na ampliação da infraestrutura. 
 
         Foto: Julio Boaro - CC by 2.0 
 
 
Uma prova do atraso na oferta de condições básicas é o fato de que, em 1954, o Brasil tinha 2 milhões de domicílios urbanos e, em 2010, esse volume saltou para 60 milhões, mas apenas 48% desses domicílios podem ser considerados urbanizados, pois somente a metade deles possui rede adequada de abastecimento de água e esgoto. Outro dado preocupante apontado por especialistas é que desse total de moradias, apenas 1/5 foi financiada por políticas públicas de habitação, comprovando que o maior esforço foi feito pelas famílias.
 
Nesse sentido, é necessário um grande empenho do Estado para qualificar melhor esses espaços urbanos, de forma a reduzir as necessidades sociais, sobretudo das regiões mais carentes, de maneira que elas possam receber as melhorias, reduzindo assim o chamado passivo socioambiental do país. Para urbanistas, arquitetos e engenheiros, as soluções que foram dadas no passado tendem a empurrar as populações para longe dos centros urbanos, onde já existe infraestrutura básica. Tal movimento amplia ainda mais a necessidade por obras desse tipo. 
 
Na avaliação de renomados urbanistas, as autoridades junto com os setores ligados à engenharia e arquitetura necessitam debater com profundidade as questões referentes às cidades, de forma clara e transparente, visando reduzir essas disparidades. Questões como limitações financeiras dos estados e aumentos de impostos federais que acabam por desmotivar a iniciativa privada precisam entrar em pauta. Do lado empresarial, é preciso também a busca de soluções urbanas inovadoras e, sobretudo, valorizar o planejamento, uma etapa que no Brasil costuma ser bastante negligenciada. 
 
Todos esses pontos relativos aos desafios urbanísticos do Brasil estão detalhados e analisados na revista Grandes Construções.