Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 08 de setembro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Confiança no setor da construção apresenta crescimento

O setor da construção está mais otimista neste segundo semestre. Três importantes estudos que medem a confiança do segmento mostram que existe uma expectativa de um cenário melhor para a cadeia produtiva, com uma possível retomada nos próximos meses.

Segundo a Sondagem da Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no final de agosto, houve uma melhora em vários indicadores, como nível de atividade, novos empreendimentos, compra de insumos e número de empregados. A pesquisa aponta que há uma perspectiva de um nível de atividade melhor no futuro, com aumento de produção. Por esse motivo, o índice subiu de 44,6 pontos para 46,1.

Outro estudo que corrobora com a Sondagem da CNI é o Índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em agosto, o indicador subiu 1,8 ponto, alcançando 72,5 pontos – o maior nível desde julho de 2015. Com essa alta – segunda consecutiva – o índice acumula ganho de 5,9 pontos desde o mínimo histórico de fevereiro, o que reforça a tendência de redução do pessimismo que havia anteriormente no segmento. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) alcançou 81,4 pontos, ficando 2,1 pontos acima de julho. 

Pela pesquisa feita pela consultoria GO Associados, a pedido da Associação Paulista dos Empresários de Obras Públicas (Apeop), a confiança dos empresários da construção cresceu de forma exponencial. No início do ano, somente 26% dos profissionais consultados estavam otimistas enquanto que, em agosto, cerca de 60% já consideraram estar mais confiantes com os rumos da economia. Outro índice que também cresceu foi a expectativa em relação ao futuro, que passou de 12% em janeiro para 38% no mês passado.