Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 20 de outubro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Dicas básicas para realizar uma manutenção com segurança

Para realizar uma manutenção com segurança de equipamentos utilizados nas áreas da construção e da mineração, existem alguns cuidados básicos que precisam ser seguidos antes do início do trabalho e, durante sua execução. Mesmo os procedimentos mais simples e comuns requerem atenção porque qualquer descuido pode elevar os riscos de acidentes. 
 
                       Foto: Manutenção e Suprimentos
 

A seguir, acompanhe uma lista de recomendações:
 
- Conserve a área de manutenção limpa e seca. O chão sujo se torna escorregadio.
- Coloque avisos nos controles para que ninguém dê a partida ou acione algum controle durante a manutenção. Se houver mais de uma pessoa trabalhando, deve-se definir quem coordenará a operação.
- Desligue a bateria para evitar uma partida acidental.
- Conserve as mãos e roupas longe das peças em movimento. Desligue o motor para ajustar a tensão da correia.
- Conserve o equipamento limpo, para que possa localizar peças soltas ou vazamentos.
- Cuidado com os riscos de incêndio. Não limpe peças com gasolina e mantenha os fluidos inflamáveis fora do alcance de pessoas estranhas. Aprenda a manejar os extintores e quando utilizar cada tipo.
- Alivie a pressão hidráulica antes de iniciar os trabalhos, movendo as alavancas com o motor desligado. Tome cuidado com o óleo quente.
- Remova com cuidado as tampas dos sistemas pressurizados. Sangre a pressão dos acumuladores. Espere que o líquido arrefecedor fique abaixo do ponto de ebulição antes de remover a tampa do radiador.
- Baixe os implementos até o solo. Se a máquina tiver uma barra de segurança no braço de elevação, instale-a. Se for articulada, trave a articulação com a barra.
- Se tiver que entrar debaixo de uma máquina, confirme se está devidamente calçada.
- Antes de colocar o macaco, calce a roda do outro lado do veículo.
- Esvazie o pneu antes de remover objetos entalados na banda de rodagem.  Use sempre uma gaiola de proteção quando remover os anéis de fixação dos pneus ou encher os pneus.
- Jamais corte ou solde o aro com o pneu cheio.

* As dicas foram redigidas pelo engenheiro mecânico Norwil Veloso, com MBA em administração e longa vivência na gestão e manutenção de equipamentos para construção, e publicadas originalmente no Guia Sobratema de Equipamentos 2014-2016.