Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 02 de fevereiro de 2017 por Mecânica de Comunicação

Construção seca garante velocidade e segurança nas obras

A demanda por mais produtividade e segurança aliada às questões de preservação ambiental e ao cumprimento de cronogramas mais desafiadores resultou em mudanças no mercado da construção. Com isso, métodos construtivos, como a construção seca, ganharam ainda mais espaço ao proporcionar os benefícios requeridos pelo atual cenário, atendendo, assim, as exigências de construtoras e contratantes. 

A construção seca consiste na instalação e na montagem de estruturas, que foram fabricadas previamente em ambiente industrial, sem a aplicação de argamassas ou outros ligantes.  Entre os métodos construtivos mais conhecidos estão o light steel frame, o drywall e o wood frame. 
 
        Fotos: Understand Building Construction / Construfacil /  Pensamento Verde
 

O ligth steel frame, cuja estrutura de aço galvanizado utiliza perfis estruturais mais robustos (a partir de 0,80 mm de espessura), pode ser usado em diversos tipos de projetos para a construção de toda a edificação. Como benefícios, apresenta: melhor prazo de retorno de investimento pela montagem rápida, construção de ambientes maiores com a mesma metragem quadrada, excelente desempenho térmico e acústico e fundações mais econômicas.

O drywall traz velocidade para as construções, diminui o desperdício de materiais e o consumo de recursos naturais, o que a torna atrativa para as construtoras e incorporadoras que precisam cumprir seus cronogramas. Montadas sobre uma estrutura de perfil de aço galvanizado, cobertas de papel cartonado, as placas de gesso podem ter diferentes espessuras, dependendo da aplicação. Também como benefícios esta o bom isolamento térmico e acústico.

No sistema construtivo wood frame, as paredes são formadas por materiais com altíssima tecnologia e garantia de durabilidade e qualidade. Dentro da parede fica a estrutura em madeira autoclavada para proteção total contra cupim e umidade. Além da rapidez e da industrialização garantida pelo wood frame, a tecnologia também traz benefícios para o meio-ambiente. Durante o processo de construção, é emitido 80% menos CO2 no processo e produzido 85% menos resíduos.

A construção seca será um das áreas de destaque da Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, que será promovida de 7 a 9 de junho, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos. Considerada a feira do profissional da construção, trará muitas novidades em materiais, serviços e equipamentos para atender a demanda do setor.