Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 30 de março de 2017 por Mecânica de Comunicação

Manutenção preventiva assegura a qualidade do equipamento

Um dos aspectos importantes contidos em um planejamento assertivo para a manutenção de equipamentos e veículos é a realização da manutenção preventiva, ou seja, de verificações periódicas com o objetivo de evitar a ocorrência de falhas potenciais. Entre os dois tipos mais comuns estão a preventiva e a preditiva. A primeira usa o tempo como parâmetro de periodicidade, e a segunda usa o resultado das medições de parâmetros físicos (temperaturas, pressões, vazões, etc.) e a análise de óleos para definir o momento das intervenções. Ambas se completam e são importantes para assegurar a preservação das máquinas.

 

Segundo especialistas, a qualidade dos equipamentos das empresas que praticam essa manutenção periódica é melhor e os índices de produtividade por máquina também são maiores em relação aos usuários que utilizam a corretiva, que é a manutenção não periódica, causada por falhas e erros. Ela pode gerar custos extras para o usuário, como por exemplo, na área da construção, quando a obra pode ficar parcialmente parada ou gerar atrasos no cronograma porque o equipamento precisou ser retirado para realizar a correção do problema.

 

Em outros setores, como o transporte rodoviário de pessoas, a manutenção preventiva é fundamental para que esse os ônibus não quebrem no percurso, criando problemas logísticos, afinal é necessário enviar rapidamente outro veículo para transportar aquele público até o local de destino, e de imagem para a empresa de viações. No caso do segmento de guindastes, a qualidade de manutenção é fundamental para a preservação do patrimônio e para minimizar os riscos de acidentes de trabalho.

 

Os conceitos técnicos, as novidades em práticas de gestão e a manutenção aplicada em seis segmentos – construção, mineração, transportes, locação, içamento de carga e areia e brita – estarão em debate no Workshop 2017, que será promovido no dia 5 de abri, em São Paulo.