Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 07 de abril de 2017 por Mecânica de Comunicação

Pesquisa mostra fatores mais importantes para usuários na manutenção

Uma pesquisa com 350 usuários de equipamentos pesados em todo o país identificou os benefícios e os tributos valorizados nos serviços de pós-venda e de manutenção, seu comportamento no cenário atual e buscou detectar as tendências no mercado. 

 

        Foto: Personal Press  

 


Divididos em seis macrorregiões, os entrevistados eram, em sua maioria – cerca de 80% –, proprietários, compradores e gerentes das empresas. O parque de máquinas e caminhões desses usuários soma aproximadamente seis mil unidades, sendo que mais de 50% possui até 10 equipamentos. O setor de atuação mostrou-se bastante variado, incluindo as áreas de construção, agronegócio, mineração, locação, materiais de construção, florestal, siderurgia, prestação de serviços, peças e serviços, entre outros.

 

Um dado interessante divulgado foi que boa parte dos entrevistados está realizando a reforma de suas máquinas. Isso significa que esses clientes estão dando uma segunda ou terceira vida para seus ativos, em função da situação econômica, que culminou na falta de recursos ou créditos para compra de novos.

 

Essas reformas são realizadas, principalmente, pelos mecânicos da própria empresa ou por mecânicos terceiros. Segundo a pesquisa, somente cerca de 16% dos usuários utilizam os serviços de concessionários nessa situação. O principal motivo para este resultado é a redução de custos de logística, decorrentes dos deslocamentos dos equipamentos até a oficina dos dealers, ou do envio dos mecânicos especializados até o local da ocorrência.

 

Outra informação importante divulgada foi que os fatores que esses usuários consideraram mais importante para responder a pesquisa são a disponibilidade operacional (15,1%), o consumo de combustível (12,5%), o custo de peças (9,8%), agilidade na solução de problemas (9,4%), disponibilidade de peças (9,4%) e durabilidade de longo prazo (8,6%), entre outros.

 

A pesquisa foi encomendada pela Tracbel e divulgada no Workshop 2017, que foi promovido no dia 5 de abril, em São Paulo.