Publicado em 18 de janeiro de 2018 por Mecânica de Comunicação
Estudo da USP avalia alternativa para pavimentos de concreto
O Departamento de Engenharia de Transportes da Poli (USP) vem estudando desde janeiro de 2016 o uso de pavimentos de concreto continuamente armados (PCCA) em vias rodoviárias. Para a pesquisa, a técnica foi empregada em uma pista de testes construída na Cidade Universitária, com extensão de 200 m e sujeita ao tráfego intenso de veículos, inclusive ônibus. Se comprovada a eficiência do PCCA, essa pode ser uma opção além da técnica mais usada no Brasil, o pavimento de concreto simples (PCS).
Foto: Assessoria de Imprensa da Poli/USP
Até agora, o estudo concluiu que o PCCA pode ser mais econômico ao longo do tempo, pois dispensa gastos com a manutenção frequente exigida pelo PCS, embora o custo inicial da técnica estudada seja maior, devido ao aço empregado na armadura. Outra vantagem do PCCA já descoberta pelos pesquisadores é o maior conforto oferecido aos motoristas. Isso acontece porque, ao contrário do PCS, onde são usadas placas de concreto e juntas entre elas que podem gerar desnivelamentos na pista, o PCCA garante pavimento mais linear e melhores condições para o trajeto de veículos.
Um dos pontos principais do estudo é monitorar o comportamento do PCCA em ambiente tropical, já que o referencial teórico do método considera condições climáticas temperadas, típicas dos países onde o pavimento com armadura é mais utilizado, como EUA, Holanda e Bélgica. O bom funcionamento da armadura metálica do sistema é muito importante, pois é ela a responsável por garantir que as fissuras surgidas na superfície do concreto não aumentem com o passar do tempo.
O estudo na pista de testes é parte da dissertação de mestrado “Análise Experimental e Analítica da Fissuração de Pavimentos de Concreto Continuamente Armados em Clima Tropical”, de autoria da pesquisadora Andréia Posser Cargnin e orientada pelo professor José Tadeu Balbo, e está disponível para download neste
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