Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 23 de setembro de 2021 por Mecânica de Comunicação

Energia termossolar traz benefícios relevantes para a sustentabilidade do planeta

Nos anos de 1970, surgiram os primeiros aquecedores solares no Brasil, em especial devido à crise apresentada no mercado de petróleo. A alta no preço do petróleo em 2008 acelerou o crescimento das instalações termossolares em 40%, nos 10 anos seguintes, o crescimento foi de aproximadamente 236%, de acordo com o relatório REN21.

A evolução constante da tecnologia de modelos termossolares favorece a aplicação de conceitos de eficiência energética eliminando ou reduzindo o consumo de combustíveis/energia para aquecer fluidos em processos industriais. De fato, os processos mais produtivos e criteriosos de fabricação dos coletores, somados à qualidade da matéria prima empregada, resultam em coletores de alto valor agregado e boa eficiência energética.

O uso da energia termossolar traz benefícios relevantes para a sustentabilidade do planeta. A tecnologia do processo de aquecimento de um fluido pela radiação solar atende vários segmentos da indústria, do setor de serviços e, principalmente, do mercado residencial. Alguns segmentos industriais podem reduzir o seu custo de combustível em até 70%, para aquecer fluidos em processos industriais.

Contudo, além da implantação da tecnologia dentro do processo fabril, é possível também inserir o aquecimento de água para gerar economia relevante no atendimento de vestiários e restaurantes da empresa. O efeito econômico na indústria se dá por meio da fração solar gerada pelo emprego das placas solares, reduzindo o custo de energia no processo. A redução desta despesa, melhora o fluxo de caixa da empresa, atuando como um fator social, pois, ao garantir melhor retorno financeiro para o empreendimento, garante também a manutenção dos empregos. Ambientalmente, o ganho agregado do uso da energia termossolar é alto, visto que, reduz consideravelmente a dependência da matriz na oferta de energia.

O setor de prestação de serviços engloba hotéis, pousadas, motéis e restaurantes, que necessitam de um grande volume de água aquecida no seu cotidiano. A água é usada para banhos na rede hoteleira e no processo de cozimento e limpeza no setor de restaurantes. A energia consumida para aquecer essa água é alta na matriz de consumo destas empresas. A economia gerada com o uso da energia solar auxilia, na mesma linha de pensamento da indústria, o lado social e ambiental indiretamente, ao evitar despesas na área econômica.

Finalmente, o setor residencial é o que mais se destaca em relação aos efeitos socioeconômicos do uso da energia termossolar. A economia oriunda do não pagamento da parcela da conta de energia, aumenta o poder de compra do cidadão. O aumento da capacidade de pagamento gera um fluxo monetário, no qual esse montante agora circula na vizinhança, ao invés de se concentrar na concessionária. A circulação do dinheiro gera na comunidade uma melhor distribuição da renda, aliviando o desemprego e fortalecendo o comércio local.

Ambientalmente, a matriz de consumo diminui em parte a demanda por energia, abastecida agora por energia solar, com possibilidades de não acionamentos de térmicas e outras fontes poluentes, para atender a nova demanda, mais sustentável.

As informações foram extraídas da dissertação de mestrado Efeito sustentável da aplicação conjunta das tecnologias fotovoltaica e termossolar, defendida por Tiago Araújo Rocha Nascimento, no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental, Universidade Federal de Ouro Preto, sob orientação do professor Paulo Pereira Martins Júnior e coorientadora Lívia Cristina Pinto Dias.