Publicado em 05 de fevereiro de 2026 por Mecânica de Comunicação
As cidades ocidentais, como no caso do Brasil, vêm ao longo dos anos implementando técnicas tradicionais para enfrentar desafios gerados pelo excesso de água da chuva. As infraestruturas cinzas ou medidas tradicionais são construções e projetos realizados com concreto e/ou materiais resistentes com intuito de mediar o sistema humano e a variabilidade dos sistemas meteorológicos e o sistema climático.
As medidas tradicionais são comuns aos sistemas de microdrenagem e macrodrenagem, que compreendem desde “implantação de galerias e canais de concreto, ao tamponamento dos córregos, à retificação de traçados, ao aumento de declividades de fundo e demais intervenções. São medidas que objetivam o rápido afastamento das águas pluviais.
Os métodos tradicionais de drenagem de água da chuva (infraestrutura cinza), quando submetidos à eventos extremos, como no caso das inundações, podem vir a falhar. A exemplo estão os efeitos do furacão Katrina ocorrido em 2005 em Nova Orleans e o furacão Sandy sucedido em 2012 em Nova York, as estruturas de ambas as cidades vieram a falhar com a intensas tempestades e furacões. Tais situações evidenciaram como os riscos futuros precisam ser considerados no planejamento urbano.
As execuções de obras cinzas costumam levar longos prazos e elevados custos para execução, o caso do rio Tâmisa no Reino Unido e o projeto MOSES em Veneza (Itália), são exemplos de projetos que levaram aproximadamente 30 anos para implementação. Portanto, dado que, ainda que em maior ou menor grau, os impactos das mudanças climáticas já estão sendo vivenciados nas áreas urbanas, os métodos tradicionais de drenagem, apesar de abarcarem uma grande contribuição no contexto urbano, precisam ser complementados, especialmente, analisando o enfrentamento de desafios gerados pelas mudanças climáticas.
Nesse sentido, as Soluções Baseadas na Natura (SbN) são medidas que buscam lidar com desafios sociais (como mudanças climáticas e desastres naturais) de forma eficaz, gerando bem-estar e biodiversidade. As SbN possuem uma peculiaridade, oriunda da sua capacidade multifuncional, ou seja, podem prover serviços ecossistêmicos executando várias funções, como atenuar os impactos negativos advindo das mudanças climáticas e simultaneamente trazer vantagens positivas nos aspectos ambientais, econômicos e sociais.
Alguns dos benefícios proporcionados pelas SbN estão relacionados ao enfrentamento do aumento de temperaturas e as inundações, agravados por mudanças climáticas. Logo, a criação de parques urbanos, por exemplo, pode colaborar na redução de temperaturas em cerca de 1ºC por dia e a inserção de corpos d’água e paredes verdes nos centros urbanos também corrobora na capacidade de refrigeração urbana, além de amenizar as inundações com períodos de retorno médio ou frequentes.
Os telhados verdes, paredes verdes, hortas urbanas, jardins de chuva e valetas de bioretenção e pavimentos verdes, destacam-se dentre as SbN como alternativas para enfrentamento de inundações locais. Ressalta-se que as escolhas dos métodos devem ser previamente planejadas, avaliando e ponderando a escolha do tipo de vegetação, a distância entre as árvores e onde devem ser inseridas, tais fatores irão influenciar a grandeza dos benefícios atribuídos.
As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Soluções baseadas na natureza como elemento integrador entre projetos de drenagem urbana e plano do clima na cidade de São Paulo, defendida por Milena de Oliveira, no Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPGCIS) da Universidade Nove de Julho - Uninove, sob orientação da professora Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade