Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 16 de maio de 2012 por Mecânica de Comunicação

Otimismo predomina no setor de equipamentos para construção de obras de infraestrutura

Empresários e executivos que atuam em empresas no segmento de produção e locação de equipamentos para obras de infraestrutura estão otimistas em relação às perspectivas do mercado brasileiro. Projeções feitas por técnicos e economistas do setor, no fim de 2011, indicam um crescimento de 5,1% nas vendas de equipamentos voltados para a construção agora em 2012. 
 
Os mesmos analistas apontam para um desempenho ainda melhor nos anos seguintes, com potencial de crescimento que pode chegar a 10% em 2014, resultando numa média anual de 8,3% no período 2012/2016.
 
A boa perspectiva no segmento resulta da percepção da urgente necessidade de modernização da infraestrutura brasileira em vários segmentos, onde é intensa a presença dos fabricantes de equipamentos, como nas áreas de energia, petróleo e gás e transportes, entre outras. Acrescenta-se a esse fator, as obras necessárias para a realização da Copa e das Olimpíadas. 
 
E esse otimismo está se refletindo no interesse despertado pela M&T Expo 2012, a maior e mais importante feira do segmento na América Latina, que acontece de 29 de maio a 2 de junho no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Bem antes de sua realização, todos os 62 mil m2 de área de exposição disponíveis já estavam ocupados.
 
Todo esse o ambiente promissor não tem sido afetado nem pela recente desaceleração no ritmo de expansão da economia brasileira. O entendimento da maioria dos empresários que atuam na área é o de que os indicadores de médio e longo prazos dão conta de que a tendência continuará sendo de uma retomada nos bons indicadores registrados até 2010, quando o PIB brasileiro registrou crescimento de 7,5%. 
 
Eles fazem, no entanto, uma ressalva: o crescimento na área de construção já se mostra sustentável, isto é, já caminha por si só, mas cabe ao governo, ainda, garantir a execução de investimentos importantes para estimular adequadamente a iniciativa privada.