Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 12 de julho de 2012 por Mecânica de Comunicação

Normatização de equipamento importado preocupa a construção

A entrada no Brasil de um grande volume de equipamentos importados para uso no setor da construção, em função do aquecimento recente das obras de infraestrutura, tem gerado uma preocupação recorrente entre os empresários e técnicos da área: nem todos os equipamentos trazidos do exterior atendem aos padrões de normatização vigentes no País. Com isso, segundo técnicos e engenheiros que atuam nas áreas de construção e também de mineração, crescem os riscos de acidentes de trabalho, assim como o de ocorrer danos ambientais nos canteiros de obras.
 
Além de aumentar os riscos de acidentes, a não observância das normas específicas para as condições de uso dos equipamentos no Brasil, também acaba por prejudicar o desempenho das máquinas, reduzindo sua produtividade. Outra fonte de preocupação do setor é com relação à ausência de fiscalização, especialmente no momento em que os equipamentos estão sendo preparados para a entrada no País. 
 
Nesse ponto, o rigor tem de ser máximo, pois os equipamentos de construção que entram pela primeira vez no Brasil precisam comprovar sua compatibilidade com a legislação pertinente a cada caso, assim como com as normas referentes à segurança e meio ambiente. As máquinas que não atenderem aos requisitos dessa regulamentação não devem ter sua comercialização recomendada no País. 
 
Foi pensando em contribuir para o melhor entendimento das normas e assim reduzir os riscos de o setor de construção e também de mineração de ter equipamentos fora dos padrões brasileiros, que a Sobratema decidiu iniciar a publicação de uma série de manuais que contempla os principais equipamentos usados nas obras. Já estão disponíveis as publicações para dez equipamentos com o objetivo de elaborar um manual para cada um dos equipamentos utilizados no País.