Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 26 de julho de 2012 por Mecânica de Comunicação

Acidentes com máquinas preocupam área de infraestrutura

O número de acidentes envolvendo máquinas e equipamentos utilizados em obras de infraestrutura preocupa os empresários e profissionais da área. A necessidade de acelerar o processo de capacitação dos operadores, em função do aumento no número das obras no País, agrava ainda mais a situação, uma vez que não há tempo suficiente para treinar adequadamente um profissional. E mão de obra é fator crítico nas ocorrências, pois estimativas de instrutores que atuam na área indicam que aproximadamente 90% dos acidentes com máquinas decorrem de falha humana.
 
 
A formação adequada de um operador reduz sensivelmente os riscos de acidentes, mas é um processo lento. Segundo o Instituto Opus, ligado à Sobratema, para operar uma motoniveladora ou uma retroescavadeira, com a segurança e competência que um equipamento desse porte requer, é necessário, no mínimo, um ano de capacitação. Esse tempo é ideal para o profissional ser treinado, passar por um período de experiência e adaptação ao equipamento para então, segundo os instrutores, ter a habilidade suficiente para tirar o melhor desempenho da máquina e, ao mesmo tempo, fazer isso com máxima segurança. 
 
Gestores ligados a treinamento da área de infraestrutura acreditam que a demanda por operadores só tende a crescer no Brasil nos próximos anos. Apenas para executar as grandes obras de infraestrutura em andamento serão necessários cerca de 70 mil operadores, se for considerada somente a frota de máquinas da chamada “linha amarela”. Para dar conta de treinar como se deve todo esse contingente, os especialistas em recursos humanos dizem ser necessário o esforço conjunto de empresas e governos, além do uso intensivo de simuladores e do ensino a distância. Acrescentam ainda a necessidade de um competente e rigoroso processo de avaliação e certificação final dos profissionais formados.