Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 02 de agosto de 2012 por Mecânica de Comunicação

Conjuntura incerta reforça a congregação das principais entidades do setor da construção

Os recentes dados divulgados sobre o desempenho do setor da construção civil sinalizam certa desaceleração no ritmo de crescimento do setor. Tanto o levantamento periódico sobre índice de emprego do setor, elaborados pelo Ministério do Trabalho, quanto os indicadores setoriais da sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), mostram quedas regionais ou em segmentos de mercado. 
 
Crédito: Revista Grandes Construções 
 
 
No caso do nível de atividade da indústria da construção, elaborado pela CNI, ele foi de 43,3 pontos em junho, ficando mais de quatro pontos abaixo dos 47,7 pontos registrados em maio. A pesquisa foi realizada com 426 empresas e os dados são dispostos numa escala de zero a 100, sendo que 50 é o centro. Quando o índice fica abaixo deste número, indica desempenho desfavorável. 
 
Na avaliação dos dirigentes da CNI, o aumento da preocupação dos empresários com a falta de demanda é reflexo da redução de desembolso com investimentos em infraestrutura do governo. Além disso, a desaceleração da economia de forma geral fez com que os consumidores fossem mais precavidos na compra de imóveis. 
 
Toda essa situação conjuntural reforça a iniciativa da Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção em reunir as principais entidades da construção brasileira no Conselho da Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, que integrará toda cadeia produtiva do setor. Entre os preparativos, será feito, no dia 9 de agosto, em São Paulo, o lançamento nacional da feira. O objetivo da Sobratema é fornecer detalhes e dados dos mercados a que se destina a Construction 2013, que também prevê a realização de um congresso para debater os assuntos relevantes do setor.