Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 30 de agosto de 2012 por Mecânica de Comunicação

O papel da inovação no crescimento sustentável da área de infraestrutura

A inovação é um conceito que vem ganhando espaço em muitos setores empresariais. Cada vez mais, empresas e governos se convencem que o investimento em produtos, processos e sistemas inovadores sustentará o crescimento da economia no longo prazo. Embora os números recentes sobre inovação tecnológica coloquem o Brasil numa posição secundária no mundo – as empresas brasileiras investem, em média, 0,55% do PIB, enquanto as coreanas aplicam 2,58% e as alemãs, 1,87% - foram adotadas, recentemente, diversas ações pelos governos federal e estaduais, incluindo o anúncio de cerca de 60 diferentes instrumentos de apoio à inovação.
 
Crédito: Revista M&T 
 

Junto com esses instrumentos de incentivo, debates recentes realizados por diversas entidades concluíram que criar uma capacidade inovadora na economia brasileira envolve uma complexa e demorada amarração entre escolas, universidades, centros de pesquisas, empresas e governos em todos os níveis. Nenhuma dessas instâncias pode falhar e o trabalho tem de ser conjunto e concatenado para se atingir os objetivos de crescimento sustentável e de longo prazo.

Exatamente para contribuir com esse debate e, especificamente ajudar no entendimento das melhores formas de o setor ligado à infraestrutura intensificar seus investimentos em tecnologia e inovação, a Sobratema promoverá, no dia 30 de outubro, em São Paulo, o “III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura –Tecnologia e Inovação”. Voltado aos profissionais do mercado da construção, o III Sobratema Fórum oferecerá aos participantes uma abordagem sistêmica do tema, mostrando que a inovação pode ser desenvolvida em qualquer tipo de empresa e em qualquer segmento. 
 
O objetivo do evento é levar informações para que os profissionais do setor tenham melhores condições de compreender que a inovação assume papel decisivo na construção da infraestrutura brasileira, pois com ela se consegue, entre outras coisas,  reduzir custos, cumprir prazos e obter a sustentabilidade necessária para atender os parâmetros de conformidade que as milhares de obras espalhadas pelo País necessitam. A inovação também “pode ser fazer melhor o que já é feito”.