Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 13 de setembro de 2012 por Mecânica de Comunicação

Sistemas construtivos permitem obras secas e rápidas

O uso de métodos construtivos que permitem uma obra mais ágil, limpa e racional vem ganhando espaço no mercado brasileiro. O steel frame, amplamente aplicado nos Estados Unidos, Japão e em alguns países da América do Sul, chegou ao país, por volta de 1988, e após significativos avanços tecnológicos já é o sistema de construção seca mais utilizado por aqui, principalmente, para a construção de empreendimentos residências e comerciais e, em alguns casos, para o fechamento de fachadas. 
 
Crédito: Soma & Tortella 
 

São inúmeros benefícios proporcionados pelo steel frame, além da limpeza e rapidez na montagem e na obra, entre os quais estão: excelente isolamento térmico e acústico, acabamento superior, ganho em espaço útil, menor custo, redução de 90% do consumo de matérias primas naturais, não produção de entulho e baixa manutenção.

Outro sistema de construção seca que também está em expansão nos últimos anos é o drywall, que espera, este ano, obter um crescimento de até 25%. Dados da Associação Brasileira de Drywall mostram que o consumo de chapas para esse sistema de vedação chegou a 39 milhões de m² ano passado – uma alta de 15,4% em relação ao ano anterior, quando obteve 33 milhões de m². 

Essa técnica construtiva que consiste em utilizar placas de gesso acartonado montadas sobre estruturas metálicas de aço chegou ao Brasil há 20 anos. Atualmente, parte dos empreendimentos comerciais já a utiliza em razão de suas vantagens como rapidez e limpeza na montagem, facilidade na reforma, manutenção e reparos, precisão e qualidade de acabamento e praticidade para fazer as instalações hidráulicas e elétricas.

Todos os benefícios e diferenciais competitivos do sistema desses dois sistemas poderão ser vistos no I Salão da Construção Seca, durante a Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, que acontecerá em junho do ano que vem. Esse espaço diferenciado mostrará aos visitantes as principais novidades do setor e como as empresas dessa cadeia estão prontas para o atendimento das obras.