Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 20 de setembro de 2012 por Mecânica de Comunicação

Pré-sal estimula a renovação do setor naval brasileiro

O provável aumento na demanda por embarcações marítimas decorrente da exploração do óleo e gás do pré-sal já provoca uma revitalização na indústria naval brasileira. Vários projetos de grande porte estão em andamento no momento, em diferentes regiões do País. Um exemplo do renascimento do setor é o Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), que exigirá um investimento de aproximadamente R$ 2,6 bilhões e que está em construção na Bahia. As obras foram iniciadas em maio e o projeto deve estar concluído em 2014. 

Quando estiver operando a plena carga, o EEP poderá processar 36 mil toneladas de aço por ano. Na fase de construção, o empreendimento deverá criar 3 mil empregos diretos, para a operação serão necessários 5 mil diretos e mais 10 mil indiretos, impactando positivamente na economia do recôncavo baiano. 

Outro projeto no setor naval recém-concluído foi o da revitalização do estaleiro de São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, também na Bahia. Uma área de 400 mil m2, onde já existiam galpões industriais e calado de cerca de 10 metros, foi modernizada, com investimentos da ordem de R$ 2 bilhões. No local já saiu, em meados de julho, uma primeira embarcação, a plataforma de perfuração autoelevatória P-59. Inicialmente, ela será alocada no poço exploratório Peroá Profundo, na costa do Espírito Santo. 

Na edição de agosto, a revista Grandes Construções (www.grandesconstrucoes.com.br) dedica uma reportagem de oito páginas à retomada da indústria naval brasileira. A publicação complementa o material com outro texto relatando o andamento das obras do complexo portuário de Açu, em construção no litoral do Rio de Janeiro e que inclui a instalação de um dos mais modernos estaleiros da América Latina, fato que também auxiliará na retomada da indústria naval brasileira.