Publicado em 27 de setembro de 2012 por Mecânica de Comunicação
Um sinaleiro amarrador bem treinado é fundamental no içamento de cargas
A função de sinalizador ou amarrador é fundamental para a segurança de qualquer operação de içamento de carga. Apesar disso, normalmente, este papel é desempenhado em obras e outros locais onde são realizados içamentos por aquele profissional iniciante, que além da sinalização executa também outras tarefas tais como: verificação da água e do óleo de motor, calçamento da máquina por meio de dormentes ou “mats” e amarração da carga.
Atualmente, com o aumento da demanda por este tipo de profissional, o que tem se visto nas obras são jovens com pouca experiência exercendo esta função. Ora, se o trabalho deste profissional está diretamente ligado à segurança da operação do equipamento, ele precisa ter experiência, treinamento e certificação, para que o processo como um todo seja coerente.
Na falta do profissional, não adianta colocar um ajudante geral, por exemplo, para substituí-lo, porque ele não terá conhecimento do efeito dinâmico que incidirá no conjunto carga/guindaste, o que é extremamente perigoso. Os candidatos a sinalizador têm de preencher alguns requisitos mínimos dentre eles podemos citar:
• Pró-atividade é fundamental para a percepção de riscos não só na operação, mas no entorno dela.
• Boas condições físicas de saúde: ter boa visão e não ter restrição a trabalhos em altura.
• No mínimo, primeiro grau completo: para ter capacidade de ler e entender as tabelas de carga, catálogos de acessórios e assimilar os treinamentos inerentes à função.
• Experiência prévia em movimentação de cargas: o que implica, por exemplo, entender que ocorre o fenômeno de flexão na lança do equipamento.
• Bom raciocínio e compreensão
• Boa memória para conhecer e executar com proficiência todos os sinais manuais padronizados.
• Facilidade de comunicação para orientar via rádio o operador com clareza e exatidão
Camilo Filho - Engenheiro Mecânico da Construtora Norberto Odebrecht, especialista em içamentos pesados, com mais de 30 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. É membro da ACRP (USA) e do CESME - Comissão de Engenharia e Segurança de Maquinas e Equipamento do Instituto Opus.