Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 11 de outubro de 2012 por Mecânica de Comunicação

Novas tecnologias permitem maior velocidade na construção de pontes e viadutos

A evolução tecnológica de equipamentos e modernos dispositivos de engenharia tem acelerado o ritmo de construção de pontes e viadutos que necessitam transpor obstáculos naturais como rios, mares ou grandes vãos livres. Equipamentos de grande porte, alguns bastantes engenhosos, como treliças lançadeiras e sofisticadas soluções como o bridgebuilders (construtor de pontes) já estão presentes na rotina de diversos canteiros de obras espalhados pelo país. 
 
Crédito: Revista M&T 
 
Treliça lançadeira é um equipamento autopropelido e específico para o lançamento de vigas de concreto pré-moldado em obras suspensas. Essa operação possibilita a construção de pontes com vãos de até 45 metros de extensão num tempo mais curto. A operação da treliça depende, geralmente, de dois equipamentos: o fischietti e o pórtico sobre pneus ou carrelone. O primeiro é constituído de torre metálica com roletes, macacos hidráulicos e um braço metálico que trabalha como uma viga-alavanca invertida. 
 
Já o carrelone serve para movimentação das vigas tanto no pátio de pré-moldado, quanto para transportá-la até o ponto de içamento do guindaste ou da treliça – dependendo da distância entre o pátio de pré-moldado e a obra. No caso do bridgebuilders, trata-se de um sistema que se aplica a construções livres de cantilever com vigas pós-tencionadas, além de pontes estaiadas de concreto. 
 
A edição de setembro da revista M&T (www.revistamt.com.br), em uma reportagem de cinco páginas, apresenta um relato completo sobre as novas técnicas e novos equipamentos utilizados em obras suspensas. O texto inclui os diferentes tipos de equipamentos, detalha suas várias aplicações e adianta os impactos dos modernos sistemas construtivos na construção de pontes e viadutos.