Publicado em 18 de outubro de 2012 por Mecânica de Comunicação
BNDES chega aos 60 anos como a maior instituição de fomento da América Latina
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado no segundo governo Getúlio Vargas, chega aos 60 anos como a maior e mais importante instituição de fomento da América Latina. Instituído em junho de 1952, o banco tinha como propósito inicial investir em infraestrutura. Com o passar do tempo, voltou suas atenções também para os setores industrial e agrícola. Durante os anos 70, o então BNDE foi peça decisiva na política de substituição de importações, além do suporte para a formação do complexo industrial brasileiro.
Crédito: Revista Grandes Construções
Nos anos 80, o banco ganha o S e inclui preocupações sociais nos seus programas e atividades. A instituição viria a ter papel destacado nas privatizações de estatais nos anos 90. Nessa época, ganhou relevância também a regionalização das ações e o incremento das operações destinadas às pequenas e médias empresas.
Na atualidade, o BNDES consolida sua vertente social, auxilia na promoção da competitividade econômica do País, agregando aos projetos analisados valores como a sustentabilidade, o zelo com a geração de emprego e renda, de forma a contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais. Dedica atenção também ao estimulo aos mercados de capitais, às exportações, à inovação tecnológica das companhias e ensaia os primeiros passos na direção e sua internacionalização.
Um completo balanço desses 60 anos de atuação do BNDES está na edição 30 da revista Grandes Construções (
www.grandesconstrucoes.com.br). A reportagem destaca o atual papel do banco no financiamento das grandes obras de infraestrutura em andamento no País, traça um painel especial sobre o foco da instituição na questão dos empreendimentos sustentáveis, ensina o caminho das pedras para se conseguir um financiamento, relaciona os setores campeões na obtenção de recursos e detalha, em uma linha do tempo, toda a trajetória da instituição. Além disso, faz um balanço dos grandes projetos de infraestrutura do País que contaram com os recursos do BNDES.