Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 22 de novembro de 2012 por Mecânica de Comunicação

Linha amarela: vendas menores em 2012

Ano passado foi histórico para o mercado de equipamentos de linha amarela, com vendas recorde que chegaram a 30,6 mil equipamentos. Para este ano, a expectativa não é de crescimento, mas de uma retração de 3% na quantidade de máquinas comercializadas, totalizando aproximadamente 29,7 mil unidades. A constatação é do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção. 

O ritmo menor das obras de infraestrutura é o fator que mais influencia esse resultado, uma vez que as vendas de motoniveladoras e rolos compactadores devem apresentar as maiores quedas – 27% e 30% respectivamente neste ano em relação ao ano passado –, não por coincidência são equipamentos muito empregados em obras rodoviárias.

Mesmo assim, o desempenho brasileiro nesse segmento é superior ao que será obtido no exterior, cujas vendas de equipamentos de movimentação de terra devem apresentar um recuo médio de 9%. Isso mostra que, apesar do menor volume de equipamentos comercializados, o País continua sendo um mercado promissor, ainda mais, ao anúncio feito pelo Governo Federal, em meados deste ano, de várias medidas para estimular a economia, entre as quais um programa de concessões para a iniciativa privada em rodovias, ferrovias e outros projetos de infraestrutura, algumas na forma de parcerias público-privadas.

Para 2013, por conta desses investimentos, a expectativa é que o setor de equipamentos de linha amarela entre em recuperação, podendo chegar, inclusive, a um número recorde de vendas e crescimento de 13%. No entanto, a confirmação das boas perspectivas dependerá de fatores que envolvem os demais indicadores, como andamento da economia em geral, política cambial, juros e efetivo andamento dos projetos de infraestrutura.