Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 13 de dezembro de 2012 por Mecânica de Comunicação

Apesar da queda em 2012, otimismo para 2013 prevalece no setor de máquinas

As expectativas dos empresários que atuam no segmento de máquinas para construção e obras de infraestrutura são animadoras em relação a 2013. A entrada em vigor do crédito para máquinas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), a desvalorização cambial e a criação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) são fatores que animam o mercado e a estimativa é de um crescimento de 13% nas vendas de máquinas no ano que vem, bem diferente do declínio de 19% registrado neste ano. 
 
   Crédito: Revista M&T 
 
O otimismo do mercado também é reforçado pelos resultados de um estudo da Sobratema, segundo o qual, os investimentos públicos e privados em infraestrutura cresceram 73,5% entre 2007 e 2011, com estimativa de avanço de mais 17,6% agora em 2012. A tendência é de os investimentos deverão se manter elevados ainda nos próximos cinco anos em virtude das diversas obras programadas. 
 
Acrescente-se a esse cenário, a informação de que o governo tem adotado o modelo de concessões e parcerias público privadas em alguns projetos anunciados. Inicialmente com a concessão de três aeroportos, em meados do ano, e agora mais recentemente com um pacote de R$ 133 milhões para concessões em nove trechos de rodovias e 12 de ferrovias. A projeção é que, dentro de quatro anos, apenas a atual malha ferroviária de cargas passe de 28,6 mil km para 40 mil km. 
 
Junto com o anúncio do modelo de concessões, o governo também sinalizou uma melhor definição nos trâmites das licitações para evitar protelações no andamento das obras. As primeiras audiências públicas, por exemplo, foram de trechos das BR 116 e 040, que já aconteceram em outubro. O edital deve sair até o fim do ano, para que a licitação seja feita em janeiro e a assinatura dos contratos ocorra já em março. O que ajudaria a melhorar o processo de obras para infraestrutura seria um planejamento mais integrado das ações entre governo e o setor privado.