Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 24 de janeiro de 2013 por Mecânica de Comunicação

Expansão no Norte e Nordeste agora vem da infraestrutura

Apesar das recentes notícias sobre certa lentidão no andamento das obras de transposição do São Francisco, os grandes projetos de infraestrutura foram os principais responsáveis pelo crescimento da área de construção nas regiões Norte e Nordeste em 2012. Tal evolução foi constatada no nível de emprego, que voltou a ficar positivo após um 2011 desfavorável. Em razão disso, foi compensada uma desaceleração ocorrida no ritmo da expansão do setor imobiliário, que ainda colhia frutos, especialmente no Nordeste, de um ciclo forte de investimento em edifícios residenciais nos últimos anos.  
 
Crédito: Petrobras, Transnordestina Logística e Norte Energia 
 

Obras como as da usina de Belo Monte (PA) e Jirau (RO), as ferrovias Norte-Sul, Leste-Oeste e Nova Transnordestina, além da construção de rodovias e daqueles projetos destinados aos preparativos para a Copa de 2014 explicam o bom desempenho da área de infraestrutura durante 2012 nas duas regiões do País. Como são obras que devem se prolongar ainda por alguns anos, é bem provável que a dinâmica de crescimento da construção nessas duas regiões siga comandada pelo segmento da infraestrutura e não pelo imobiliário. 

Em razão dessa nova dinâmica de crescimento e também da continuidade das obras, as perspectivas são de que 2013 também continuem apresentando essa recuperação de fôlego. Reforçam esse otimismo que começa a predominar no segmento nas duas regiões outras obras importantes em andamento, sobretudo no Nordeste, como a do Terminal Portuário de Pecém, no Ceará, e a Refinaria Abreu Lima, no Porto de Suape, em Pernambuco.