Publicado em 04 de abril de 2013 por Mecânica de Comunicação
Caos logístico reforça a necessidade de se ampliar investimento em infraestrutura
O noticiário econômico dos principais veículos de comunicação nas últimas semanas foi marcado por um tema recorrente: imagens de filas de até 30 quilômetros de caminhões esperando para descarregar no Porto de Santos a safra recorde de grãos colhida pelo agronegócio brasileiro. O caos logístico, que provocou perdas financeiras para exportadores, além de sério prejuízo para a imagem do País no exterior também confirma a necessidade urgente de fortes e constantes investimentos em obras de infraestrutura como ferrovias, rodovias, armazéns e portos, abrindo oportunidade para empresas que atuam na construção de obras nesses segmentos.
Crédito: Governo de São Paulo, Aprosoja e Governo do Paraná
No caso das ferrovias, que se mostra ser a melhor alternativa para desafogar as rodovias, a estimativa é de que seria necessário acrescentar 24 mil quilômetros de novos trilhos à atual malha, que é de pouco mais de 28 mil quilômetros. Além de mais barato, o transporte por trens possibilita maior capacidade de carga: uma única composição, composta por 100 vagões graneleiros, tira de circulação das estradas nada menos que 357 caminhões, com a vantagem adicional de ser mais seguro e impactar menos o meio ambiente.
Mas apenas encontrar uma forma de levar a produção agrícola para o porto não equaciona o problema se, ao chegar ao destino, não houver estrutura suficiente de armazéns ou de gestão ágil para o desembarque ou o transbordo direto dos vagões para os navios. Aqui se abre, mais uma vez, excelente oportunidade para as empresas dedicadas às obras de infraestrutura voltadas para a reestruturação portuária do País, que, aliás, foi anunciada no fim do ano passado pelo Governo Federal, com investimentos totais previstos de R$ 54 bilhões.