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Publicado em 23 de maio de 2013 por Mecânica de Comunicação

Cuidados e manutenção constante prolongam a vida útil das rodas dos equipamentos

Operação inadequada do equipamento, excesso de carga e a não realização de manutenção conforme a recomendação do fabricante de equipamentos e caminhões pesados são os principais fatores de danos causados aos aros e rodas desses veículos. Essa falta de cuidados básicos pode ocasionar deformações, corrosão e até rachaduras nos aros e rodas. Em muitos casos, tal negligência tende a reduzir a vida útil das peças, além de causar desgastes também nos pneus, resultam em um custo adicional ao usuário. Vale a lembrança de que pneu é o terceiro principal item no custo operacional de máquinas pesadas.
 
Para evitar essa situação, medidas simples são recomendadas. A primeira delas é a renovação da pintura anticorrosiva das rodas toda vez que o pneu for tirado para reparos ou substituição. Quando se notar pontos de corrosão em estágio avançado, o melhor é tirar a roda de uso. A recomendação de fabricantes e também de órgãos normativos é de que seja feito o reaperto das rodas em intervalos máximos de duas mil horas de operação, ocasião em que o nível de corrosão também deve ser verificado.
 
Nessa etapa, é aconselhável também inspecionar porcas e parafusos, com o alerta de que porcas e parafusos nunca devem ser lubrificados, pois o óleo causa perda de torque e afeta a fixação do conjunto. Outra indicação importante é a de que, durante a inspeção programada, também é necessário avaliar a deformação nos flanges dos aros e nos discos das rodas. Flanges com defeito podem permitir a entrada de areia e até pedras entre os flanges e o talão, ocasionando deterioração prematura do pneu, o que pode até colocar em risco a segurança da operação.
 
Além de todos esses cuidados, é necessário ainda ter atenção especial com a montagem e desmontagem dos pneus. No caso de pneus sem câmara, o serviço deve ser precedido por uma lubrificação em toda a região de assento do pneu no aro, com o uso de óleo recomendado pelo fabricante. Essa prática ajuda a evitar a ruptura dos talões durante a montagem. Por fim, vale observar que não se usa óleos que contenham derivados de petróleo, pois são prejudiciais à borracha do pneu.