Publicado em 13 de junho de 2013 por Mecânica de Comunicação
Por Edimilson Sabino
Responsável por cerca de 20% a 30% dos custos operacionais de uma frota de equipamentos móveis, o pneu exige cuidados e atenção especial para garantir um melhor aproveitamento do componente. Um dos fatores de destaque, nesse sentido, é a pressão de inflação, que influencia diretamente na vida útil desse insumo.
Algumas pessoas acreditam não ser necessário calibrar pneus, enquanto outras pessoas calibram esse componente em demasia. Porém, tanto a alta como a baixa pressão podem afetar o desempenho do pneu, impactando em seu custo.
Um pneu com a pressão abaixo da especificação do fabricante irá desenvolver trincas e bolhas em sua carcaça, perdendo, dessa maneira, a possibilidade de uma recapagem e/ou recauchutagem. No caso de uma alta pressão dos pneus, com o tempo, pode-se observar o desenvolvimento de um valetamento no meio dos pneus (formação de valeta no meio dos pneus, desgaste). Portanto, é importante realizar a verificação dos pneus conforme orientação dos fabricantes, lembrando que de uma marca para a outra pode mudar a calibragem.
Outra dica para os operadores é que, quando possível, evitem esterçar com a máquina parada, principalmente, em cima de pisos abrasivos como concreto, asfalto, entre outros. O atrito entre pneus e piso funciona como se houvesse uma lima passando pelo componente, desgastando-os, assim, prematuramente.
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