Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 12 de julho de 2013 por Mecânica de Comunicação

Zelo com embreagem reduz custo de manutenção

Cuidados operacionais e técnicos acompanhados de uma manutenção criteriosa podem permitir até 3.000 horas de uso dos conjuntos de embreagem de veículos utilizados em mineração e construção. Naqueles conjuntos com revestimento cerâmico, essa vida útil pode alcançar até a marca de 6.000 horas de uso. A recomendação fundamental é zelar pela não contaminação da embreagem, que pode causar falha prematura, sobretudo na versão cerâmica. Em razão disso, os vazamentos em motores e transmissão precisam ser detectados e estancados rapidamente.

É recomendável que não se façam os famosos "passes" e, se necessário, substitua-se o sistema de acionamento, formado por cilindros, garfos e eixos. Junto recomenda-se também trocar o volante do motor. Atenção especial deve acompanhar a etapa de desmontagem das várias peças que compõem o conjunto da embreagem. As peças não podem ser lavadas, mas limpas com uma trincha ou ar comprimido, seguido de um pano embebido com solvente. Tudo isso para que seja feita uma rigorosa inspeção, seguida de um diagnóstico de danos causados por problemas operacionais, falhas dos sistemas de acionamento ou incidentes mecânicos.
 


Platô, disco, mancal, eixo piloto, tubo guia do mancal, volante do motor, garfo, articulações, placa de pressão e também as molas de retrocesso precisam ser cuidadosamente verificados para detectar fissuras ou outras anomalias. Em relação especificamente ao disco, vale observar que se ele não tiver pelo menos 0,5 mm de revestimento útil para desgaste, não há como reutilizá-lo. Feito todo esse diagnóstico, a etapa final é trocar as peças consideradas impróprias e remontar todo o conjunto. Com isso, os gestores de frota das empresas que utilizam veículos terão a certeza de ampliar a vida útil do componente, racionalizando seu uso e fazendo considerável economia de recursos. Informações e dicas como essas estão, mensalmente, na Revista M&T.