Publicado em 25 de julho de 2013 por Mecânica de Comunicação
Dicas para manutenção da eficiência do rolo compactador
Robustos e de aparência indestrutível, os rolos compactadores, equipamentos indispensáveis em todo tipo de obra de infraestrutura, também necessitam de manutenção e cuidados. Além do zelo e conservação com o motor e demais componentes do equipamento, quem merece atenção especial é o cilindro, peça essencial para a aplicação da força de compactação necessária à execução de sua principal função, que é compactar solo, asfalto e outras superfícies.
Crédito: Revista M&T
O procedimento padrão para uma correta e eficiente manutenção do equipamento passa pela verificação e reaperto geral de parafusos e coxins, bem como a cotidiana lubrificação do redutor de tração, existente em alguns modelos. A conferência rotineira dessas peças evitará danos maiores ao equipamento, tais como o acúmulo de limalhas nos rolamentos, o que tende a provocar o emperramento do excêntrico durante a operação. Especificamente em relação aos coxins, vale salientar que este pode ser considerado como um elemento de consumo, uma vez que são feitos de borracha, portanto sujeito ao envelhecimento natural e ao desgaste decorrente da operação rotineira do equipamento.
É necessário ressaltar que cada modelo de rolo compactador trabalha com folgas dimensionadas pelos fabricantes para a montagem do excêntrico. Esses valores são projetados para que o equipamento exerça o impacto e frequência especificados em seu projeto. Dessa forma, é importante, na hora da manutenção, que tais parâmetros sejam conhecidos e respeitados, pois, do contrário pode ocorrer superaquecimento e travamento quando em operação, comprometendo o serviço e causando danos maiores à máquina.
Por fim, em relação ao desgaste da chapa de aço do cilindro, que é determinada pela intensidade do seu uso, a perda tende a comprometer a eficiência do trabalho. Como regra geral, para acompanhar esse processo, o recomendável é que o desgaste máximo seja a metade da espessura de sua chapa. Assim, em um cilindro com capa de aço de 25 mm, o desgaste máximo aceitável é de 12,5 mm. Nesse caso, o componente deve ser substituído. Dicas como essas estão mensalmente na revista M&T.