Publicado em 22 de agosto de 2013 por Mecânica de Comunicação
Orientações práticas para a adequada refrigeração do motor
Em função do uso intensivo e das condições críticas de operação, os equipamentos de grande porte utilizados nos segmentos de construção e mineração necessitam de atenção especial na manutenção do sistema de arrefecimento dos motores. Excesso de exposição a ambientes com poeira, fuligem, areia, detritos, palhas e folhagem em geral, além de calor em demasia e constante, provocam o acúmulo de material na parte frontal do radiador, o que resulta em redução significativa na capacidade de refrigeração do sistema e pode causar danos ao motor.
Fotos: Revista M&T
Apesar da instalação de grades protetoras na parte frontal dos equipamentos – uma recomendação corriqueira das montadoras –, é aconselhável uma constante inspeção visual do operador e do pessoal de manutenção para a identificação do acúmulo de resíduos e a necessária limpeza para desobstrução da passagem do ar, para uma consequente melhoria na refrigeração do sistema.
De acordo com os especialistas, não existe um padrão nos intervalos de tempo para a limpeza do radiador. Essa necessidade geralmente é identificada com a perda de potência do motor ou com seu aquecimento além do normal, que poderá ser percebido no painel de controle do equipamento. Tais ocorrências também costumam indicar outros problemas no sistema, como avarias no radiador ou a necessidade de reposição do líquido de arrefecimento, ente outras ocorrências.
No caso específico da reposição do líquido, o responsável pela manutenção precisa observar a proporção correta e recomendada pelo fabricante entre o nível de água e de monoetilenoglicol na solução que será introduzida no sistema. Cada montadora adota um valor próprio para seus equipamentos, considerando fatores como o clima da região na qual o equipamento será operado, a atividade a que ele será destinado e outras variáveis. Essas e outras orientações técnicas estão, mensalmente, na revista M&T.