Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 03 de outubro de 2013 por Mecânica de Comunicação

Arenas para a Copa de 2014 entram na fase de acabamento

Faltando pouco mais de oito meses para o início da Copa de 2014, seis dos 12 estádios necessários para a realização dos jogos estão concluídos. São eles: Arena Pernambuco, no Recife; Castelões, em Fortaleza; Fonte Nova, em Salvador; Mineirão, em Belo Horizonte; Mané Garrincha, em Brasília; e o maior de todos, o Maracanã, no Rio de Janeiro. As obras de reformas, adaptações ou construção nos demais já passaram da marca dos 70%, sendo que o Itaquerão, em São Paulo, onde acontecerá a abertura da competição, e a Arena das Dunas, em Natal, estão, ambos com 84% das obras terminadas. 

    Fotos: Arena Dunas / Arena da Baixada / Secopa

Entre os mais atrasados, estão: Arena Amazonas, em Manaus, e o estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, ambos com 76% das obras concluídas. O maior atraso é da Arena da Baixada, em Curitiba, que está com 75% das obras prontas. A Arena das Dunas, em Natal, e a Arena Pantanal, em Cuiabá, estão, respectivamente, com 84% e 80% das construções terminadas. 
 
Pelo cronograma definido, a previsão é de que as obras de todas as arenas em andamento estejam concluídas até dezembro deste ano. Entre os estádios, os de Manaus, Brasília e de Salvador foram erguidos em substituição a arenas que já existiam nos locais e foram demolidas. Em algumas arenas, como é o caso do Itaquerão, em São Paulo, o estádio receberá uma estrutura adicional provisória e móvel para acrescentar 20 mil lugares aos 45 mil previstos no projeto, de forma a se tornar apta a receber o jogo de abertura do Mundial. 
 
Em todas as arenas, ficou acertado que serão feitas, pelos governos estaduais ou as prefeituras, obras adicionais no entorno para facilitar a mobilidade dos torcedores e também para melhorar a infraestrutura local. No caso da Arena Pernambuco, o projeto contempla inclusive a construção de uma Cidade da Copa, que deve estar concluída totalmente em 2026.