Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 09 de outubro de 2013 por Mecânica de Comunicação

A importância da certificação de pessoas

Por Silvana Mayer* 
 
No Brasil, desde a década de 80, temos tido várias iniciativas para certificação de pessoas, que atuam nas mais diversas atividades profissionais, sempre com o objetivo de garantir a confiabilidade dos resultados esperados, a produtividade e consequentemente a competitividade nacional, em harmonia com os sistemas internacionais.

Após várias “ondas” de re-engenharia, terceirizações, parcerias, leanmanufacture, certificação de processos, etc... lembramos, finalmente, do “item mais importante do modelo produtivo” que é o homem. 

Passamos então a dedicar uma atenção especial aos profissionais que executam atividades críticas em nossos processos, determinando que estes devessem atender a certos pré requisitos de experiência profissional, escolaridade e treinamento; e demonstrar suas competências através de avaliações formais, independentes, comprovando que atendem critérios específicos para o exercício de determinada função ou ocupação.

Foram então elaboradas normas específicas para a certificação em determinadas atividades e a regulamentação da certificação de pessoas se deu com a emissão do padrão normativo ISO 17024 - Avaliação da Conformidade – Requisitos Gerais para organismos que realizam certificação de pessoas, possibilitando a acreditação de organismos independentes (3ª parte) para a certificação de pessoas.

Após esta sistematização, a certificação de pessoas tem sido buscada como um serviço especializado realizado por organismos ou entidades acreditadas. Estas organizações são reconhecidas pelo meio empresarial, acadêmico e do governo como entidades que buscam alto desempenho profissional e divulgação de tecnologias.

Segundo a norma ABNT NBR 15801, a certificação de pessoas é o “reconhecimento formal das competências de pessoas, por um organismo de certificação, mediante avaliação, comprovando que estas atendem a requisitos preestabelecidos em normas específicas, para o exercício de uma determinada atividade, função ou ocupação.”

A certificação de pessoas inclui benefícios para o país como o aumento da competitividade nacional proporcionada pela melhoria na qualidade dos serviços prestados nos diferentes modelos produtivos, seguindo as necessidades e realidade da cultura brasileira. A certificação de pessoas é fundamental para a imersão de trabalhadores na sociedade bem como na constituição de regulamentos e normas técnicas ligadas aos direitos de cidadania, segurança social e preservação ambiental. 

Para as empresas, a certificação de pessoas reforça a capacidade de concorrência e de produtividade com a padronização das atividades geradas a partir da estabilidade operacional, garantindo resultados através do maior valor agregado de seus produtos. 

Para os profissionais, a certificação é o reconhecimento de que são tecnicamente qualificados, compromissados com a qualidade do produto/serviço e capazes de fazer frente aos riscos de sua atividade e ao mercado de trabalho. A certificação de pessoas aumenta a inserção no mercado de trabalho e a empregabilidade através da atualização profissional e educação continuada.

* Silvana Mayer é Coordenadora de Processos da Qualidade da ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção