Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 17 de outubro de 2013 por Mecânica de Comunicação

Cresce importância do pós-venda na decisão de compra de equipamentos

As boas perspectivas decorrentes dos recentes anúncios de retomada dos investimentos públicos em obras de infraestrutura levam otimismo para toda a cadeia que fornece equipamentos, máquinas e presta serviços para empresas que atuam na construção de grandes obras. O início do Programa de Investimentos em Logísticas (PIL) na esfera rodoviária juntamente com o lançamento do edital para o leilão de concessão dos Aeroportos de Confins (MG) e do Galeão (RJ) tende a aquecer os negócios nessa área.
 
Fotos: Revista M&T 
 
 
As projeções de vendas de equipamentos e máquinas destinadas à execução das futuras obras – a frota hoje em operação no país é estimada em torno de 770 mil unidades – prometem reaquecer também toda a gama de serviços que gravitam em torno dessa atividade. Atualmente, como os equipamentos disponíveis possuem um nível de padronização tecnológica muito grande, o que conta mesmo como diferencial, na hora da compra, é o pacote envolvendo prestação de serviços, como assistência técnica, suporte de pós-venda, garantia de entrega de peças, além da manutenção rápida e eficiente. 
 
No caso dos usuários brasileiros desse tipo de equipamento, o cenário também é favorável em termos de variedade na oferta de tipos e marcas, uma vez que, em virtude do enorme potencial atual do mercado no Brasil, extremamente aquecido pela demanda de obras de infraestrutura. Aqui estão todos os maiores fornecedores de equipamentos – a maioria, inclusive, com produção local. Dessa forma, com maior concorrência, ganha mercado quem dispor da melhor política de suprimento de peças e componentes. Em função disso, ganha extrema importância a realização da M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, marcada para junho do ano que vem, em São Paulo.